05/09/2016 9h07

Seminário Alagoano de Apicultura e Meniponicultura

Lidar com abelhas é uma tarefa que exige respeito e habilidade

Congresso sobre apicultura atrai pequenos produtores rurais

Assessoria

Cuidando da natureza. É assim que os apicultores alagoanos lidam com o ofício. Lidar com abelhas é uma tarefa que exige respeito e habilidade. Para isso é necessário que os produtores estejam atentos às novidades que envolvem a produção do alimento que, para alguns, é considerado o néctar dos deuses -  o mel.

Buscando reunir as características da apicultura local, promover informações sobre as novas ferramentas que buscam impactar positivamente os negócios da área e estimular a troca de experiência entre os produtores, acontece nesta quinta-feira (1º), o XVI Seminário Alagoano de Apicultura e III Seminário de Meliponicultura.

O evento, realizado pelo Sebrae – AL em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur), reúne palestras que abordam a situação atual da meliponicultura nacional, procedimentos necessários para o registro de estabelecimentos e produtos agrícolas no Estado, e o manejo profissional de colmeias como ferramenta para aumento da competitividade.

O sertão alagoano é uma região de grande potencial para a produção de mel, entretanto, os apicultores sertanejos precisam driblar dificuldades, como a seca. Para o produtor Amilton Bezerra, é preciso aprender a lidar com a natureza e respeitar as características dela.

“A gente precisa arrumar outras formas de produzir o mel, mesmo com a seca. É quase uma parceria com as abelhas, cuidando sempre delas. A apicultura é tudo pra mim e eu tenho todo o cuidado com as abelhas, evito machucá-las na hora de retirar o mel, mesmo correndo o risco de levar uma ferroada. Mas nós precisamos conviver em harmonia”, comenta Amilton.

Anualmente a apicultura e a meliponicultura apresentam um crescimento econômico favorável para Alagoas.  O registro de Indicação Geográfica concedido à Propólis Vermelha ajudou a potencializar e destacar ainda mais a qualidade do mel produzido no Estado.

O gestor do Arranjo Produtivo Local (APL) Apicultura no Sertão, Cristian Cavalcante, destaca que Alagoas se tornou referência no quesito apicultura.

“A meliponicultura é a criação de abelhas silvestres que não é normatizada no Brasil. Alagoas é o primeiro Estado que está trabalhando em busca dessa regulamentação, para que possamos no futuro ter uma visão comercial, possibilitando geração de renda e uma melhora na condição de vida local”, afirma Cristian.

Casa de mel modelo

Vários aspectos na produção precisam ser analisados para que o produto seja considerado de qualidade. Em Alagoas, Casas de Mel Modelo estão sendo construídas e serão referenciais para grandes e pequenos produtores de mel. Até o final do segundo semestre de 2016, deverá ser inaugurada a Casa de Mel em Piranhas e, em breve, uma nova edificação será construída em Maravilha, para fomentar ainda mais a produção de mel no sertão alagoano.

TAGS:

Deixe o seu comentário