18/05/2016 13h31

Coplan completa 77 anos de história em meio a percalços e conquistas

Instituição atua como cooperativa de crédito rural

Membros da diretoria da Coplan sob a liderança do presidente Fernando Rossiter

Em 2016 a Cooperativa de Crédito Rural dos Plantadores de Cana de Alagoas (Coplan) completou 77 anos. Marcada como a mais antiga cooperativa de crédito em funcionamento em Alagoas, sua luta consta na garantia do crédito aos pequenos e médios plantadores de cana-de-açúcar do Estado.

A Coplan iniciou em 1939 apenas como uma cooperativa e em 1969 foi transformada em um banco cooperativo, na época chamado de Banco Coplan. Hoje ela atua como uma cooperativa de crédito rural. Fundada pelo Senador Rui Palmeira, Eustáquio Gomes de Melo, Mário Gomes de Barros e tendo em sua história, primeiros componentes da diretoria, nomes como Pedro Rocha Cavalcante, João Carlos de Albuquerque, a Coplan se mantem atualmente com 889 associados e há 25 anos, sob a presidência de Fernando Rossiter.

Desde sua fundação a cooperativa funciona em sua sede própria localizada no bairro do Jaraguá em Maceió, se unindo a história do antigo bairro da capital alagoana e atendendo, dentro de suas possibilidades, as demandas de serviços e empréstimos de custeio de safra.

Nesses últimos 25 anos como presidente da Coplan, Fernando Rossiter destaca o papel fundamental da Cooperativa e ressalta os ganhos que a Cooperativa ajudou a fomentar. “A Coplan sempre tem procurado ajudar o plantador de cana com linhas de crédito, na luta da subversão. Nós participamos de discussões em Brasília e ajudamos a colocar as emendas na medida provisória em favor dos plantadores que representamos”, explica Fernando.

O presidente da Cooperativa faz referência ao caso mais recente de subversão, o da Medida Provisória 707/2015 – medida conduzida pelo Deputado Marx Beltrão, relator do processo- que atuou pela renegociação da divida agrícola para que se houvesse prorrogação de prazo para o refinanciamento de crédito rural.

Em meio a mais de sete décadas de existência, a Coplan enfrentou muitos momentos positivos e também difíceis. Atualmente as dificuldades econômicas e políticas vêm assombrando diversos setores, inclusive o canavieiro, mas a Cooperativa continua firme em sua luta de superar obstáculos e apoiar seus associados.

“Os avanços foram muitos, as dificuldades também foram muitas. Nós estamos atravessando um período muito difícil, nosso estado chegou a ter 33 unidades industriais, hoje funcionam 19. Essas são as surpresas do dia-a-dia e estamos aqui lutando e sempre querendo o melhor para o estado de Alagoas”, ressalta o presidente.

Garantia ao Crédito

Fiscalizados pelo Banco Central, as exigências para adquirir crédito na Cooperativa são as mesmas aos dos Bancos. Como atua como cooperativa, há a exigência de associação e então, após se tornar cooperado, deve-se estar com o cadastro em dia, comprovar suas atividades como plantador de cana-de-açúcar através de documentação e estar sem pendências no SERASA. Após todos os pré-requisitos estarem em ordem, de acordo com as exigências, fornece-se o contrato para o cooperado receber o crédito rural.

Na Cooperativa trabalha-se, majoritariamente, com capital de giro, onde se retira capital no começo do ano para o pagamento na safra. Além disso, a Coplan ainda oferece assistência jurídica, política em favor da classe e um plano de saúde em convênio com a Unimed. Esse plano atende a todos os cooperados, independente da idade e se destaca aos demais pelo seu basto custo.

História Registrada

Hoje, após 77 anos de existência, a Coplan em muito se modernizou. As antigas máquinas de datilografia cederam lugar aos computadores mais ágeis e eficientes. Porém, todos esses equipamentos, ajudaram a formar o que a Cooperativa é hoje para a história dos produtores de cana-de-açúcar do Estado.

Por isso, a diretoria da Coplan reservou um espaço, no primeiro andar do edifício no Jaraguá, para montar um acervo de memórias da Cooperativa por meio de suas máquinas de trabalho mais antigas. O acervo é um projeto de Museu da Coplan e conta como um reforço para se contar a história da cooperativa.

Gerente da Coplan há 41 anos, Apolinário Pereira, relembra como eram feitos os trabalhos antigamente e como agora a tecnologia proporcionou uma otimização de tempo para colaboradores e cooperados.

“[A diferença atualmente, em 41 anos] É que trabalhávamos os dois horários, muitas vezes a gente se estendia durante os finais de semana. Hoje com a modernização, com a tecnologia, nós trabalhamos tranquilamente, sem se apressar, com eficiência e o tempo de espera dos associados é bem menor”, compara Apolinário.

Com máquinas antigas, quadros com desenhos e fotografias, o espaço se destaca por também contar a história do bairro do Jaraguá, com o seu antigo Bonde, com suas ruas tradicionais e se transforma num resgate a história do bairro e da cooperativa que se transformam em memórias entrelaçadas por esses 77 anos de existência da Coplan e de seu prédio na Rua Sá e Albuquerque, 534.

TAGS:

Deixe o seu comentário