03/08/2015 19h23

Telecentro do Programa de Inclusão digital capacita alunos de comunidades agrícola

Cento e vinte pessoas receberam certificados em evento que aconteceu na sede da Associação de Pequenos Agricultores

Telecentro ajuda na formação de novos jovens
Suyane Meneses
Com o certificado em mãos, e o sorriso estampado no rosto, o agricultor Antônio Amaro de Moura, 42 anos, morador da zona rural de Igaci, relata a importância do acesso à internet e do aprendizado adquirido com a chegada de um telecentro do Programa Alagoano de Inclusão Digital do Governo de Alagoas à sede da Associação de Pequenos Agricultores (Aagra).
Ele e outras pessoas, todas de comunidades agrícolas, receberam, neste sábado (01), certificados de conclusão de curso de informática básica e avançada. A entrega dos certificados aconteceu na sede do Aagra, situada no Sítio Jacaré, zona rural do município de Igaci. Ao todo, 120 alunos formados receberam certificados dos cursos de informática (básica e avançada) e agroecologia. A capacitação durou seis meses para cada curso de informática, e dois anos para o curso de agroecologia.
“Aprendemos muitas coisas com os cursos, coisas que não sabíamos. Alguns não sabiam mexer no computador. Apesar das dificuldades, graças a Deus e aos professores que com paciência nos ensinaram, concluímos. “E se Deus quiser a gente vai continuar aprendendo mais”, afirma o agricultor.
Contando com dois monitores voluntários, Ana Marta Torres e Adailson, os alunos matriculados no programa aprendem no curso básico, introdução à informática e ao BrOffice, Writer (processador e editor de textos), planilhas eletrônicas de Cal, apresentações de slides no Impress, e Internet e redes sociais. Já no curso avançado, aprendem Ubuntu, introdução à ferramenta Inkacape, segurança na internet, além de software livre de vetor, e o editor de imagens, Gimp.
Para a coordenadora pedagógica da Aagra, Cristianlex Soares, a conclusão das turmas, gratifica os esforços do trabalho desenvolvido pela instituição, “Nós, como Aagra, acreditamos muitos que a formação é a porta para a mobilização social, para a transformação social, por isso investimos muito; são muitas reuniões e planejamentos. Contar com o saber e colaboração de cada um durante esse período, foi fundamental para formação desses alunos”, ressalta.
Cristianlex foi a responsável pela organização, desde as aulas no telecentro, até a grande festa de conclusão que contou com presença de autoridades da região. O evento teve palestra sobre “Formação e desenvolvimento sustentável no campo: desafios e possibilidades para a juventude”, que abordou o desenvolvimento rural sustentável, sua contribuição nas comunidades e a importância dos jovens na agricultura sustentável.
Na programação, a entrega dos certificados, homenagens, documentários feito pelos alunos sobre as aulas dos cursos de informática e agroecologia, além do relato de experiência dos alunos dos cursos, durante o período de formação . A festa foi encerrada com um bolo de comemoração e forró pé-de-serra.
O coordenador do projeto de inclusão digital do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), Robson Paffer, ressaltou o trabalho desenvolvido pela associação vencedora do Prêmio Telecentros Brasil na categoria Sustentabilidade Ambiental no ano passado. É muito recompensador ver através desses depoimentos as conquistas alcançadas com o programa de inclusão digital e social, nos dá força para continuar levando o projeto adiante”, comenta Robson Paffer.
O Telecentro de Igaci é um dos 70 a integrar o Programa Alagoano de Inclusão Digital do Governo de Alagoas, coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, sendo também um dos 50 do projeto Digitalagoas, coordenado pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec).
TAGS:

Deixe o seu comentário