06/04/2015 12h55

Desenvolve define novas estratégias para fortalecer setor de panificação

Presidente Antonio Pinaud realiza reunião com a diretoria do Sindicato de Panificadores Eliete Amâncio O pão é um dos alimentos mais apreciados no mundo e carrega as características culturais de cada região. Diante disso, com o intuito de fortalecer o setor de panificação em Alagoas, o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação do Estado [...]

Presidente Antonio Pinaud realiza reunião com a diretoria do Sindicato de Panificadores

Eliete Amâncio

O pão é um dos alimentos mais apreciados no mundo e carrega as características culturais de cada região. Diante disso, com o intuito de fortalecer o setor de panificação em Alagoas, o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação do Estado de Alagoas (Sindipan), Alfredo Dacal, esteve reunido com Antonio Pinaud e Fábio Leão, respectivamente, presidente e diretor de Desenvolvimento e Projetos  da Desenvolve. O encontro serviu determinar estratégias para o desenvolvimento do setor.

Ao considerar as características individuais e coletivas de cada panificadora, o presidente do sindicato solicitou a criação de um projeto com a finalidade de atendimento de normas de segurança pertinentes ao setor, assim como para aquisição de equipamentos. Dacal aproveitou a ocasião, ainda, para sinalizar a necessidade de implantação de fornos a gás em substituição aos fornos à lenha e estudo prévio para instalação de geradores também movidos a gás. Tudo isso, como resultado da parceria pré-estabelecida entre a Desenvolve e a Algás.

O projeto será decisivo, segundo Dacal, para atendimento da Norma Regulamentadora (NR) 12 que define a proteção à saúde e à integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes na utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos. “Estamos trabalhando para atender à solicitação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), seccional Alagoas, que exige máquinas com dispositivos de segurança. Por isso, estamos tentando viabilizar o recurso através da Desenvolve”, completou Dacal.

O presidente do Sindipan lembrou que lançou um desafio ao Senac, sugerindo o desenvolvimento de um projeto para a retrofitagem, ou seja, adaptação das máquinas já existentes, com a implantação dos dispositivos necessários. “Isso reduziria o custo em 90% para cada empreendedor readequar seu maquinário”, frisou, completando que “os panificadores já vivem um momento de concorrência desleal e, portanto, quanto menor for o custo desta readaptação, melhor para a sobrevivência do setor”.

 

TAGS:

Deixe o seu comentário