09/06/2014 11h11

Sebrae lança Núcleo de Inteligência Territorial

Sistema ajuda a construir um panorama municipal e territorial amplo

Sebrae lança Núcleo de Inteligência Territorial

Marcela Sampaio/Assessoria

Séries históricas de dados socioeconômicos estão disponíveis, desde o início deste mês, em um sistema de fácil acesso e manuseio: o Núcleo de Inteligência Territorial – NIT, desenvolvido pelo Sebrae Nacional. O objetivo da plataforma é subsidiar análises para planejamento e aferição de resultados nos projetos dedesenvolvimento econômico territorial.

Estão disponíveis ao público dados de todos os estados, com 24 indicadores temáticos distribuídos em seis temas: Arrecadação Pública; Pequenos Negócios; Programas de Inclusão Produtiva; Indicadores de Desenvolvimento; Indicadores Econômicos; e Indicadores Demográficos.

Com o NIT, é possível realizar inúmeras consultas e comparações, pois o sistema disponibiliza dados dos 5.570 municípios. Ele abrange quatro recortes territoriais: 558 Microrregiões e 137 Mesorregiões do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 120 Territórios da Cidadania e 344 Escritórios Regionais do Sebrae.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae Alagoas, Ronaldo Moraes, o sistema abrange aspectos fundamentais para construção de um retrato municipal e territorial amplo e detalhado, do ponto de vista econômico, de forma a orientar a definição de estratégias e ações em prol do desenvolvimento.

“Essa é uma ferramenta poderosa que tem muito a contribuir com o planejamento, monitoramento e avaliação dos projetos e ações do Sebrae, sem a pretensão de criar um indicador de desenvolvimento territorial. Para o público, é uma chance de conhecer a realidade do seu estado, do seu município. O NIT é um grande feito do Sebrae Nacional”, destacou.

O acesso à plataforma pode ser feito pelo site www.nit.sebrae.com.br.

TAGS:

Deixe o seu comentário