18/04/2013 8h33

Prefeito debate parceria com Sebrae para incentivo a micro e pequenas empresas

Propósito do encontro discutiu a extensão da parceria em benefício do desenvolvimento dos micro e pequenos empreendedores

Prefeito Rui Palmeira debate incentivo aos empreendedores da capital em reunião com a diretoria do Sebrae Alagoas

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, se reuniu com diretores e representantes do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O propósito do encontro discutiu a extensão da parceria em benefício do desenvolvimento dos micro e pequenos empreendedores na capital.

Paulatinamente, os diretores da entidade apresentaram ao prefeito uma série de ações e projetos que podem ser colocados em prática ainda este ano. De acordo com Marcos Vieira, superintendente do Sebrae, as relações com a prefeitura são extremamente favoráveis ao crescimento dos micro e pequenos empresários, já que a administração municipal pode adquirir os produtos e serviços deste setor.

Atento a todas as questões, inclusive interagindo com a troca de experiências, o prefeito Rui Palmeira destacou que o Executivo é um canal aberto para integrar as ações municipais com as do Sebrae.

“Temos uma parceria importante com o Sebrae no que concerne à prestação de consultorias nos mercados públicos de Maceió. A partir das propostas apresentadas pelos diretores da entidade, a prefeitura vai intensificar as ações, a exemplo da aquisição de compras junto aos micro e pequenos empreendedores. Esse tipo de projeto não era realizado anteriormente, entretanto, nas próximas licitações estaremos contemplando essas questões. Com isso, o micro e pequeno empreendedor terá mais espaço no mercado, e consequentemente, seus produtos estarão mais visíveis”, avaliou o prefeito Rui Palmeira.

Em apoio às solicitações da entidade, a Secretaria Municipal de Finanças, por intermédio da Diretoria Central de Licitações de Compras, e a Secretaria de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) ressaltaram que as pastas estão empenhadas em colocar Maceió na rota do desenvolvimento, tudo com base na legislação para não ferir o código de posturas que garante aos empreendedores os direitos de comercializar os seus produtos no município.

O plano de ação exposto pelo Sebrae versa sobre a criação de projetos que podem ser levados aos bairros, a exemplo do Sebrae Itinerante, atividades comerciais voltadas à divulgação das praias de Maceió, com vistas à Copa do Mundo de 2014, além da capacitação e facilitação de micro e pequenos empreendedores na abertura de seus negócios.

“Entendo como positiva esta reunião porque o prefeito Rui Palmeira nos recebeu. Tivemos uma série de problemas para estreitar parcerias com a antiga gestão e quem perde com isso é a população que está motivada para capacitar seus empreendimentos. Todas as nossas solicitações de projetos estão sendo entregues à Prefeitura de Maceió. Recebemos como resposta que o Executivo está de portas abertas. Algumas ações já podem ser implementadas este ano e as próximas nos anos subsequentes”, afirmou Marcos Vieira, superintende do Sebrae.

Para ter validade jurídica, o Sebrae informou que a Lei Geral está aprovada em Maceió. A norma prevê uma série de mudanças nos procedimentos para compras e contratações do governo com foco no tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas.

TAGS:

Deixe o seu comentário