09/01/2013 6h43

Marketing para empreendedores individuais

Em Alagoas, grupo piloto reagiu positivamente à iniciativa, e a expectativa é atingir mais de 35 mil empresários

Marketing é a estratégia do negócio

Myrna Vanderlei/Sebrae Alagoas

A categoria de empreendedor individual tem suas peculiaridades legais, e a gestão do negócio também é diferenciada, afinal, é ele próprio quem toma as decisões, controla o caixa, atende os clientes, ou seja, desempenha todas as atividades para tocar a empresa. Agora, diante da nova realidade de mercado, principalmente com a classe média emergente, ele também precisa entender de marketing para atrair e fidelizar mais clientes e conseguir se desenvolver com sustentabilidade.

Pensando nessa necessidade, o Sebrae Alagoas, através da Unidade de Acesso a Mercados, colocou em prática, experimentalmente, a metodologia Marketing Empreendedor, que pretende auxiliar o empresário para desenvolver técnicas de marketing, voltadas para as exigências do seu ramo de atuação.

De acordo com o consultor Francisco Rosário, o objetivo é diminuir ainda mais o índice de mortalidade das empresas. “Queremos direcionar os empreendedores para o caminho do crescimento, apontando suas principais dificuldades e fortalecendo seus pontos positivos, com o intuito de fazer com que eles estreitem o relacionamento com os clientes e elevem seu faturamento”, registra.

Metodologia

O modelo desenvolvido pelos consultores do Sebrae, durante cinco meses de trabalho, consiste em quatro encontros de três horas, cada um, com 10 empreendedores, culminando em um relatório individual, que avalia a evolução da empresa e indica os próximos passos para a continuidade das ações, seja por meio de capacitações ou orientações específicas. Em contrapartida, o empresário se compromete em participar das visitas, assinar um termo de compromisso, respeitar o cronograma das atividades e aplicar o teste piloto, gratuitamente.

No primeiro momento, o consultor observa a situação da empresa nos seguintes aspectos: financeiro, concorrência e gestão, e pontua nos níveis 1, 2 e 3. A consultora Martha Barbosa explica que cada nível corresponde a uma ferramenta específica, o que facilita o entendimento da situação empresarial, por parte dos empresários, e, por consequência, permite que atinjam os resultados mais rapidamente nas áreas de produtos/serviços, relacionamento, preço, praça/conveniência e propaganda/comunicação.

“Nesse primeiro grupo, já conseguimos observar mudanças consideráveis. Dos 100% que mantinham um banco de dados desatualizado, 60% conseguiram essa atualização; já os 70% que tinham dificuldades na venda adicional, ou seja, oferecer um creme de tratamento após um corte de cabelo, por exemplo, em apenas uma semana, as vendas, de modo geral, aumentaram 20%; também houve elevação de 15% no faturamento em 70% das empresas; 80% dos empreendedores conseguiram incluir o telemarketing para atrair mais clientes; e dos 90% que desconheciam a real situação do negócio, todos passaram a realizar planilhas e foram indicados para consultorias financeiras”, indica Martha Barbosa.

O grupo piloto envolveu os segmentos de lan house, salão de beleza, ambulante, vestuário e acessório, incluindo o artesanato. A gerente da Unidade de Acesso a Mercados, Fátima Santos, afirma que após esse diagnóstico, as unidades do Sebrae serão responsáveis em dar continuidade às ações, de acordo com os projetos da instituição.

“Essa primeira experiência foi excelente. O grau de interesse e envolvimento foi bastante positivo. Iremos refinar os resultados, aprimorar todo processo e, provavelmente, em março de 2013, estaremos disponíveis para atender os empreendedores individuais que necessitarem de orientações em marketing”, finaliza Fátima Santos.

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