27/08/2012 9h20

Alagoas sedia I Conferência de Política de Desenvolvimento Regional

Encontro tem por objetivo acabar com as profundas desigualdades de nível social e promover o encontro nacional

Alagoas realiza encontro sobre desenvolvimento regional

Entre os dias 3 e 5 de setembro, será realizada, no Palácio República dos Palmares, em Maceió, a I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional de Alagoas. O evento tem o objetivo de promover um debate de âmbito nacional do qual resultem princípios e diretrizes para a reformulação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional, por intermédio da conservação federativa e social.

O evento contará com a presença do secretário nacional de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Sérgio Duarte, e da presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Vanessa Petrelli. Na conferência estadual, as unidades federativas constituirão Comissões Organizadoras Estaduais compostas por entidades representativas do Poder Público, da sociedade civil, do setor empresarial e das instituições de ensino superior, pesquisa e extensão. Essas comissões discutem a concepção, articulação, organização e realização da Plenária Estadual, a segunda etapa desse processo.

De acordo com o gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Alagoas, Ronaldo Moraes, essa conferência é muito importante para o estado, já que ainda não há aqui uma política de desenvolvimento regional definida. “É a oportunidade para criar e integrar a política de desenvolvimento, não só olhando para o estado, mas para o Nordeste e todo o Brasil”.

As conferências estaduais serão convocadas, preferencialmente, pelos governos estaduais, por meio de ato legal. Já a convocação das conferências macrorregionais é de responsabilidade das Superintendências de Desenvolvimento Regional (Sudam, Sudene e Sudeco) e do Ministério da Integração Nacional. A Etapa Nacional será realizada no mês de dezembro, em Brasília/DF, e contará com a participação de 431 delegados, de todos os estados.

Deixe o seu comentário