14/05/2012 8h28

OCB apoia estruturação de cooperativa de recicláveis

Projeto vai beneficiar famílias que vivem da coleta do lixo no município de Palmeira dos Índios

OCB apoia projeto de reciclagem de lixo em Palmeira dos Índios

Cerca de 70 famílias que vivem da coleta do lixo no município de Palmeira dos Índios, interior de Alagoas, vive com uma perspectiva de futuro diferente.  Através do Projeto Cataforte e a parceria do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Alagoas (OCB/AL) e do governo municipal, o grupo está sendo capacitado com o intuito de formar uma empresa cooperativa.

A superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Alagoas (Sescoop/AL), Márcia Túlia Pessôa, tem acompanhado o trabalho de organização do grupo. “Estamos à disposição do município para contribuir nessa primeira fase do processo. A orientação da OCB/SESCOOP-AL é que sejam promovidas políticas públicas, afim de que, ao constituir a cooperativa, haja material suficiente para a empresa funcionar com volume para uma boa comercialização”, enfatizou.

Os benefícios sociais são tantos, que o envolvimento da gestão municipal tem entusiasmado os colaboradores do projeto. “Contamos com o envolvimento de vários secretários municipais, fato que nos leva a acreditar que Palmeira dos Índios tem grande chance de se tornar referencial na formação de uma coleta seletiva eficaz”, declarou Márcia Túlia.

Sobre o Cataforte

O Projeto Cataforte é uma convênio, da Fundação Banco do Brasil (FBB), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), de Cooperação Técnica e Financeira, com o objetivo de estabelecer as condições necessárias à seleção e implementação de projetos voltados à geração de postos de trabalho e à elevação da renda dos catadores de materiais  recicláveis, que estejam organizados em empreendimentos coletivos de economia solidária

Deixe o seu comentário