25/05/2012 9h46

Empreendedores de Cajueiro têm acesso a orientação empresarial

Ações incentivam a formação de novos empreendedores na cidade

Sebrae leva orientação e capacitação aos empreendedores de Cajueiro

Os empreendedores de Cajueiro agora têm mais um estímulo para iniciarem e desenvolverem seus negócios. O Programa Sebrae nos Territórios da Cidadania, através da Ação Empreendedora, chegou ao município para levar atendimento, orientação empresarial e capacitações para microempresas, empreendedores individuais e potenciais empresários. O lançamento do programa foi realizado na noite dessa quarta-feira (23), e os serviços para a população vão até esta sexta-feira (25).

O Sebrae nos Territórios da Cidadania é realizado em parceria com o Governo Federal, que entendeu a importância de promover o desenvolvimento econômico e territorial, buscando atender os empresários das zonas urbanas, sem deixar de lado a zona rural dos estados.

Para esses empresários, são oferecidos serviços como apoio à formalização, orientações para acesso ao crédito, cursos e palestras nas áreas de finanças, gestão de pessoas, vendas, entre outros temas. Além disso, há a formação de Agentes de Desenvolvimento, que são representantes do poder público no apoio às MPE.

A diretora técnica do Sebrae Alagoas, Renata Fonseca, frisou que o recurso mais importante que serve como apoio aos empresários nos municípios é a aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. É através dela que a prefeitura tem como comprar dos micro e pequenos negócios da própria região, fazendo o dinheiro circular dentro do município e aquecendo a economia.

“Mas, para que a prefeitura tenha como comprar desses empresários, é preciso que eles estejam formalizados, tenham CNPJ, possam emitir nota fiscal, estejam com os tributos em dia e tenham boa qualidade de produtos e serviços. E o Sebrae é, nesse contexto, um grande apoiador dos empresários”, explica Renata.

Ainda de acordo com a avaliação da diretora técnica, Cajueiro vem registrando um contínuo processo de mudança e crescimento econômico. Em três anos de aprovação da Lei Geral, 154 Empreendedores Individuais tinham sido formalizados; só no início de 2012, cerca de 90 novos EIs surgiram. Já a arrecadação municipal cresceu 17% nos últimos três anos. A título de comparação, o crescimento da arrecadação de Alagoas no mesmo período foi de 12%, enquanto que a do Brasil foi de 13%.

“Esses dados mostram que a população de Cajueiro vem percebendo na força do comércio uma forma de mudar e crescer dignamente. Essa é só a primeira ação do Programa Sebrae nos Territórios da Cidadania, que tem duração total de três anos, e nós traremos para esses municípios nossos melhores cursos, melhoras capacitações e melhores profissionais, a fim de estimular os empresários locais a desenvolverem seus negócios”, complementa Renata Fonseca.

De acordo com Davi Henrique, chefe de Gabinete do município e representante do prefeito, Antônio Palmery Neto, a chegada do Sebrae em Cajueiro é uma oportunidade de os empresários e empreendedores destrincharem seus negócios e aprenderem as melhores formas de crescer.

“Nos oito anos de governo, temos privilegiado o comércio local, e isso tem contribuído para o desenvolvimento. Percebemos que o município só cresce economicamente se a renda circular aqui dentro. A parceria do Sebrae na aprovação da Lei Geral, na implantação da Sala do Empreendedor e no oferecimento dessas ações e serviços tem sido fundamental para o nosso desenvolvimento”, destacou o gestor.

No próximo dia 18 de junho, empresários e empreendedores de Cajueiro participarão do Seminário de Crédito, que contará com representantes dos bancos oficiais – Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste – e da Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas.

O próximo município a receber a Ação Empreendedora é Pilar, no dia 31 de maio.

TAGS:

Deixe o seu comentário