01/03/2012 12h50

Produtores de coco formalizam primeira cooperativa alagoana de 2012

Cooperativa é formada por produtores de coco do município de Piaçabuçu

Juvenal Gonçalves, presidente da Coopercoco

 

Assessoria

O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Alagoas (OCB/AL) registrou essa semana a constituição da primeira cooperativa alagoana de 2012. A unidade é formada por produtores de coco do município de Piaçabuçu, na região do Baixo São Francisco. O município que é o maior produtor do fruto no Estado já foi o maior produtor de coco do País.

O caminho para formalização da cooperativa foi bastante longo. De acordo com o presidente do Conselho Fiscal da Cooperativa de Produtores de Coco do Baixo São Francisco (Coopercoco), Juvenal Gonçalves, que é produtor na região desde criança, nos últimos 30 anos, foram feitas três tentativas de formar uma empresa cooperativa na região, mas sempre algo acontecia e a formalização não se concretizava.

Desta vez, um grupo de produtores, preocupados com o desemprego, decidiu persistir e buscar apoio no município para formar a cooperativa. “Fizemos dezenas de reuniões e conseguimos formar um grupo de 20 pequenos e médios produtores para dar andamento a esse desejo antigo. Há vários meses todas as quintas-feiras nos reunimos e discutimos a proposta da cooperativa, avaliando a atuação e a gestão do negócio, tudo com cautela para que realmente desse certo”, contou Juvenal Gonçalves.

Para gerar emprego e renda, à cooperativa pretende colocar em funcionamento uma pequena fábrica de beneficiamento de coco instalada na região, que está fechada há mais de cinco anos. Mas, para isso, precisa do apoio do município, já que a fabriqueta é de responsabilidade da gestão local. “Por conta do abandono muitas máquinas estão sucateadas, alguns equipamentos foram levados, ou seja, a fábrica precisa ser recuperada e como estamos começando não dispomos de recursos para isso. Já conversamos com o prefeito da cidade e conseguimos o apoio dele”, contou o produtor.

Com a fábrica em condição de funcionamento o objetivo é começar a produzir a farinha do coco e fazer o envase da água. O grupo já começou a se preocupar até com a comercialização dos produtos e está buscando mercado para isso. Além dos 20 associados, necessários para formar a empresa cooperativa, mais dez produtores se interessaram pelo negócio. Juntos eles produzem mais de 500 mil cocos por safra.

3 Comentários

  1. rosalmoreira@gmail.com   escreveu:

    porque o preço do coco seco nao melhora?temos visto muitas reportagens sobre coco
    (produtos derivados do coco),mas nem mesmo assim eles estao valorizando o coco….

  2. rosa moreira lessa   escreveu:

    o preço do coco nao melhora por que?

  3. DALTON PICANÇO   escreveu:

    Gostaria do contato de voçes, tenho interesseno coco seco, preço.

Deixe o seu comentário