31/07/2024 0h11

Estudante alagoano é premiado como melhor do mundo em Olimpíada de Matemática, em competição nos EUA

José foi medalhista de Ouro, título que estava destinado a quem fizesse mais de 91% da pontuação da prova

José Mendes obteve ouro geral, com melhor desempenho entre todos os alunos do mundo que participaram da competição, cujas questões da prova foram em inglês

 

O aluno, do 9º ano, José Mendes foi premiado na etapa internacional da Olimpíada Copernicus de Matemática. José foi medalhista de Ouro, título que estava destinado a quem fizesse mais de 91% da pontuação da prova e Ouro geral, com melhor desempenho entre todos os alunos do mundo que participaram da competição.

Sobre a competição, José relatou que a primeira etapa foi realizada on-line, com uma prova de 25 questões, que poderia ser feita em até uma hora. A fase era classificatória e daria direito à segunda etapa da competição, que era global.

Na última fase da prova, composta por questões abertas e fechadas e que foi presencial, em Nova York, o aluno precisaria alcançar a marca de 91% para chegar ao Ouro. Nas duas etapas a prova foi feita em inglês.

Os pais do José já tinham uma viagem marcada para os Estados Unidos, onde aconteceu a fase internacional da competição, e ele viu a olímpiada como uma oportunidade de expandir seus conhecimentos e vitórias.

O 1º lugar geral, que foi também uma das conquistas do aluno, deu a ele inclusive um prêmio em dinheiro. José já coleciona vitórias em outras olimpíadas do conhecimento.

Copernicus

A etapa internacional da Olimpíada Copernicus de Matemática aconteceu entre os dias 14 e 18 deste mês, na Universidade de Columbia. A instituição é parte da liga de universidades de elite nos Estados Unidos e já formou personalidades como o ex-presidente Barack Obama.

TAGS:

Deixe o seu comentário