16/03/2024 10h29

Dia Mundial da Água terá uma semana de palestras e ações com estudantes

Evento começa na segunda-feira e terá com tema o programa Mais Água Alagoas

Programação prevê a visitas de estudantes de escolas públicas ao Sistema Catolé, que fornece boa parte da água consumida em Maceió

 

O Governo do Estado realiza, a partir da próxima semana, uma série de eventos para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. Neste ano, o tema das comemorações é o programa Mais Água Alagoas, que prevê um investimento de R$ 10 bilhões dos governos do Estado, Federal e da iniciativa privada para a universalização do abastecimento e saneamento básico de Alagoas até 2033.

A abertura oficial será realizada na segunda-feira (18), às 9h, no auditório do Cesmac, na Rua Cônego Machado, Farol, e vai contar com a presença de secretários de Estado, diretores de órgãos e das concessionárias de água e esgoto. O evento é coordenado pelas secretarias de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e de Governo (Segov), além do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e Casal.

A programação é extensa, e conta com palestras, visitas técnicas e atividades com estudantes. Na segunda, após a solenidade de abertura, haverá palestras sobre a importância do reuso e a relação entre água e saúde da população. Na terça, estudantes de escolas públicas de três municípios visitarão o Sistema Catolé, que fornece boa parte da água consumida em Maceió.

Na quarta, a Semarh vai realizar uma ação de educação ambiental com os alunos do Cepa, em Maceió. Já na quinta, durante todo o dia, órgãos do Governo, instituições e movimentos sociais participarão de um workshop sobre quadra chuvosa. Entre os temas, a previsão do tempo, plano de acionamento em casos de desastres naturais, sistema de alertas e segurança das barragens.

A sexta, Dia Mundial da Água, será destinada à assinatura de formalização do Plano de Ações do Pacto pela Governança das Águas, entre Alagoas e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O objetivo é fortalecer a relação institucional, visando aprimorar a gestão dos recursos hídricos, a regulação dos serviços de saneamento e a implementação da política de segurança das barragens.

Deixe o seu comentário