17/03/2024 6h44

Banco do Nordeste impulsiona crédito para mulheres no agronegócio alagoano

Mulheres empreendedoras rurais ou à frente de empresas agropecuárias possuem condições especiais de crédito

 

Expande a atuação de mulheres no agronegócio brasileiro

Mulheres produtoras rurais ou que estão à frente de empresas do setor agropecuário possuem condições especiais de crédito no Banco do Nordeste (BNB). A novidade foi anunciada pela instituição durante o Encontro da Pecuária de Corte do Nordeste (Encorte), que segue até esta sexta-feira, 15, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió.

A medida abrange as linhas de crédito com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) destinadas a investimentos no setor rural, inovação, irrigação, agroindústria, ao chamado crédito verde e à agricultura de baixo carbono.

As condições diferenciadas foram aprovadas pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e visam fortalecer, reconhecer e incentivar a participação feminina na economia, com benefícios em relação a prazos de carência, prazo total de pagamento, e limites de financiamento e capital de giro associado.

No caso das pequenas e mini produtoras rurais, bem como das empresas agropecuárias de portes micro, pequeno e pequeno-médio, os limites de financiamento chegam a 100% do valor total do projeto. Além disso, as mulheres empreendedoras ou as empresas por elas controladas podem se beneficiar com o adicional de até dois anos no prazo total de pagamento, incluído o aumento de até mais um ano na carência.

Resultados

Ano passado, o total financiado pelo BNB a mulheres que atuam no agronegócio, em Alagoas, alcançou R$ 200 milhões em cerca de 14 mil operações de crédito. O valor, que inclui as contratações com produtoras rurais pessoas físicas, é 50% maior do que o aplicado em 2022.

Com o incentivo, a instituição prevê incremento ainda maior da participação do público feminino nas contratações rurais do BNB no estado.

TAGS:

Deixe o seu comentário