15/12/2022 8h25

Intenção de consumo do maceioense completa onze meses seguidos em níveis otimistas

Desde janeiro acima dos 100 pontos, índice estabiliza em novembro, após cinco altas consecutivas

 

 

Comércio está otimista com a expectativa de boas vendas neste fim de ano

 

A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Maceió registrou em novembro 118 pontos e completou onze meses seguidos em níveis otimistas. O resultado, que na comparação anual aponta para um crescimento de mais de 28%, é reflexo da conjuntura econômica atual, diante do cenário de flexibilização das atividades comerciais em todo o país e seus desdobramentos após os momentos mais críticos da pandemia de Covid-19.

O levantamento, que é elaborado pelo Instituto Fecomércio Alagoas, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), demonstra ainda que, de outubro para novembro, o índice apresentou uma leve queda de -0,1%, se mostrando estável após cinco altas consecutivas. No ano, o resultado de novembro só perde para o mês anterior, que registrou 118,1 pontos.

Para o assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), Victor Hortencio, a estabilização da intenção de consumo das famílias maceioenses em níveis otimistas, se dá pelo fato de o país estar apresentando um cenário econômico mais favorável no segundo semestre de 2022. “É uma combinação virtuosa de deflação, queda de preço dos combustíveis, crescimento do emprego formal e aumento das transferências de renda, o que impulsionou o consumo. E essa análise é corroborada pelo índice de renda atual, onde 56% da amostra opinou que a renda familiar está melhor do que a do ano passado”, observa.

A título de registro, de acordo com dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o mês de outubro registrou em Maceió um saldo de 1.237 novos postos de trabalho, com participação expressiva do segmento de comércio e serviços (73,4% de todos os empregos gerados, isto é, 920 postos). Inclusive, acompanhando essa perspectiva apontada pelo CAGED, entre todos os subíndices analisados pelo levantamento, “perspectiva profissional” obteve o crescimento mais significativo, de 2,2%.

Diante desse cenário, Hortencio destaca também que outros condicionantes comerciais podem ter influenciado no resultado da pesquisa, a exemplo da proximidade das festas natalinas e da junção da Black Friday com a Copa do Mundo, que, por sua vez, acaba por refletir nas vendas de TVs e outros aparelhos eletrônicos.

Se comparado com as taxas de outras capitais do Nordeste, a intenção de consumo de Maceió, registrada em novembro, foi a maior da região, seguida por Teresina (103,3 pontos), Salvador (91 pontos) e Fortaleza (85,1 pontos).

Apesar do quadro de estabilidade na intenção de consumo do maceioense, cinco subíndices registraram retração de outubro para novembro. “Renda atual”, com -0,6%; “acesso ao crédito”, com -4,7%, o que é reflexo da manutenção da taxa Selic em um patamar elevado (13,75%); “nível de consumo atual”, com -1,0%, que é diretamente afetado pela inflação, ainda a níveis altos; e “perspectiva de consumo”, com -2,7%, resultado fortemente influenciado pelo endividamento das famílias, que, em outubro, alcançou 71,2% das famílias.

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