21/11/2022 8h57

Black Friday deve movimentar mais de R$ 49 milhões em Maceió

Pesquisa do Instituto Fecomércio aponta que 71,88% dos moradores da capital alagoana pretendem aproveitar as promoções

Black Friday deve trazer novos consumidores às lojas esperançosos comprar produtos com desconto maior

No dia 25 de novembro, data da Black Friday, a expectativa do Comércio é de crescimento no volume de vendas em lojas físicas e virtuais. E, de acordo com pesquisa elaborada pelo Instituto Fecomércio Alagoas, estima-se que, só em Maceió, o montante total de compras no período deve movimentar R$ 49.165.845,83. Deste total, o levantamento indica que R$ 40.807.652,04 serão destinados a compras em lojas físicas e R$ 8.358.193,79 a compras em lojas virtuais.

No comparativo com o ano passado, a receita total gerada no período deve registrar um crescimento de 46,5%. Isso porque, apesar do ticket médio ter reduzido, de R$ 482,50 para R$ 334,72, a intenção de compra do maceioense na Black Friday mais do que dobrou, alcançando 71,88% da população.

A pesquisa aponta ainda que os produtos mais procurados no período são eletrônicos e eletrodomésticos (27,98%), calçados e bolsas (18,79%), vestuário (16,79%), brinquedos (15,93%), livros (5,74%) e joias/bijuterias/cosméticos (4,59%). A maioria, 47,38%, tem a intenção de adquirir produtos para si mesmo. Sendo que, para 81,23% dos maceioenses, as compras presenciais é o formato de compra preferido.

No caso das compras presenciais, a preferência é pelas lojas do Centro de Maceió (57,45%) e dos shoppings (33,89%). Para os consumidores, os principais atrativos para entrar nas lojas são as promoções (27,83%), a qualidade dos produtos (27,30%) e o preço (26,10%). Com 49,34%, as compras parceladas no cartão de crédito aparecem como a forma de pagamento mais utilizada.

No caso das compras virtuais, 57,45% dos entrevistados alegam que estão acompanhando a trajetória dos preços, 60,76% afirmam que pretendem comprar utilizando o smartphone e 85,90% optam por realizar as compras por meio de parcelas no cartão de crédito.

Já entre os que não pretendem ir às compras durante a Black Friday, os principais motivos alegados foram o desemprego (26,39%), o fato de estar com mais cautela em relação às compras (22,22%), o endividamento (19,44%) e a falta de costume de efetuar compras no período (13,89%).

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