31/08/2022 0h08

Hospital do Coração será inaugurado nesta sexta e se chamará Dr. Adib Jatene

O propósito é que a unidade seja formadora de especialistas e referência na área para as regiões Norte e Nordeste.

Moderno Hospital do Coração Dr. Adib Jatene instalado na capital alagoana

 

O Hospital do Coração do Estado de Alagoas será inaugurado nesta sexta-feira (02.09) e receberá o nome de Adib Jatene, em homenagem ao cirurgião cardiovascular que foi um dos pioneiros da área e ministro da saúde. A escolha foi do governador Paulo Dantas, acolhendo sugestão do médico alagoano e vice-governador José Wanderley Neto, que durante décadas lutou pela materialização de um hospital público para atender pacientes cardíacos.

A luta ganhou o apoio do ex-governador Renan Filho, que apoiou o projeto e viabilizou a construção do hospital, que só agora, na gestão de Dantas, será concluído e entregue à população. O propósito é que a unidade seja formadora de especialistas e referência na área para as regiões Norte e Nordeste.

Na solenidade de inauguração estarão presentes o cirurgiões Fábio Jatene (SP), filho de Adib, Enio Buffalo (RS), Ricardo Lima (PE), Fernando Lucchese (SP) e José Teles (SE), além de representantes de entidades e profissionais do setor, que participarão, ainda no mesmo dia, da posse da nova diretoria da Academia Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (ABCC) em Maceió.

O Hospital do Coração Adib Jatene contempla uma luta de décadas de José Wanderley, iniciada ainda na segunda metade dos anos de 1970, quando, após formado e com a especialização em cirurgia cardiovascular no Rio, voltou para Alagoas e trouxe uma equipe de colegas também recém-formados e criou o Serviço de Cardiologia na Santa Casa de Misericórdia de Maceió.

Na época, pacientes com problemas cardíacos graves ou necessitando de cirurgia cardiovascular buscavam outros estados para fazer o tratamento. Anos depois, após estudos, pesquisas próprias e intercâmbio com os cirurgiões do Centro-Sul, entre eles Jesus Zerbini e Adib Jatene, José Wanderley realizou o primeiro transplante de coração do Norte-Nordeste.

Sempre buscando ampliar o atendimento de pacientes cardiopatas, José Wanderley desejava desde o início dispor, juntamente com toda a cardiologia alagoana, de uma estrutura capaz de cumprir essa missão. Na Santa Casa, formou perto de uma centena de cirurgiões cardíacos, alagoanos e de outros estados. A materialização do Instituto do Coração agora dará condições da ampliação do atendimento – principalmente no SUS – e sequenciar a formação de médicos especializados.

Estrutura - O Hospital do Coração Dr. Adib Jatene terá uma UTI com 14 leitos, sendo 10 para pacientes adultos e quatro destinado à cardiopediatria. A enfermaria contará com 20 leitos destinado a pacientes adultos e seis para crianças. Terá ainda três salas cirúrgicas e duas para a hemodinâmica, uma delas destinada a procedimento híbrido – realização do procedimento hemodinâmico simultaneamente à cirurgia cardíaca.

Será também o primeiro hospital público em Alagoas a dispor de uma ressonância magnética, que se somará a um tomógrafo, além de aparelhos para a realização de cintilografia, ecocardiograma, teste ergométrico, MAPA, Holter e outros. Todos esses serviços serão executados por mais de 300 funcionários, técnicos e equipes de especialistas.

Será ainda implantado no hospital o serviço de transplante cardíaco com estrutura tecnológica avançada, com apoio dos cirurgiões cardiovasculares Fábio Jatene, Ricardo Lima e Enio Buffolo, que prestarão assessoramento e cooperação técnica e científica às equipes de cirurgiões. Essa parceria é considerada de grande importância para impulsionar o hospital à categoria de um dos grandes centros de transplante do Brasil.

 

Deixe o seu comentário