12/02/2022 10h07

Combate à pobreza: Instituto Mandaver e Gerando Falcões capacitam líderes comunitários no Vergel

Projeto ajuda a transformar favelas brasileiras ao investir na formação de lideranças locais

 

A presidente da Mandaver, Lisania Pereira (de preto), com os líderes comunitários formados pelo projeto: combate à pobreza

 

O Instituto Mandaver, em parceria com a ONG Gerando Falcões, comemoraram nesta sexta-feira  mais um marco histórico para o Vergel, uma das regiões mais pobres da capital alagoana: a cerimônia de finalização de ciclo da primeira turma de líderes comunitários capacitados pela Falcons University, projeto de educação da Gerando Falcões que vem ajudando a transformar favelas brasileiras ao investir na formação de lideranças locais.

Nos últimos seis meses, dez alagoanos do Vergel selecionados para o programa passaram por um treinamento gratuito que desenvolveu no grupo noções de liderança comunitária, gestão de pessoas, comunicação, mapas e redes, políticas públicas, cultura de paz e projetos, seguindo as mesmas metodologias aplicadas por grandes empresas apoiadoras do projeto. Com isso, a partir de agora, estas novas lideranças terão condições de contribuir para o desenvolvimento de suas comunidades ao comandarem ongs de uma forma mais eficiente e profissional, com parcerias estratégicas, estrutura governamental, organograma, RH, marketing, controle orçamentário, estratégia de captação de recursos, plano de inovação, reuniões semanais e escritório próprio – tudo dentro da favela. O grupo será ainda acompanhado continuamente pelo projeto, para que os novos líderes sociais possam absorver as mais diversas áreas que envolvem o empreendedorismo social.

“Cada um desses formados sai com um projeto para transformar sua realidade local por dentro e com os recursos e apoio necessários para viabilizá-lo”, explica o paulista Edu Lyra, fundador da Gerando Falcões, que veio a Maceió especialmente para a cerimônia de formatura no Vergel. “Esses líderes são sementes de algo maior, o primeiro passo de um círculo virtuoso de colaboração no combate à pobreza”, diz.

Para a presidente do Instituto MandaVer, Lisania Pereira, a formação destas lideranças locais é um passo fundamental para avançar com a implantação em Maceió do programa Favela 3D: Digna, Digital e Desenvolvida, iniciativa nacional da Gerando Falcões que, em linhas gerais, trata-se de um projeto de urbanização com ramificações em áreas como saúde, cultura, educação, segurança e renda. Maceió, com a Favela Vergel do Lago, faz parte do grupo de favelas onde estão sendo desenvolvidos os pilotos do projeto, juntamente com a favela Marte, em São José do Rio Preto (interior de São Paulo); Morro da Providência, no Rio de Janeiro e Boca do Sapo, em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo.

Deixe o seu comentário