02/06/2021 16h04

Fiea e Sebrae lançam Avança + Indústria para fortalecer empresas de micro e pequeno porte

Cerca de 300 indústrias de micro e pequeno porte alagoanas serão beneficiadas. Informações sobre o programa estão disponíveis no portal www.fiea.com.br.

Primeiro talk show teve a participação do presidente José Carlos Lyra, do vice José da Silva Nogueira Filho e do diretor-geral do Senai e diretor-superintendente do Sesi Nacional, Rafael Lucchesi com a apresentação do jornalista Mauro Weddeckin

 

A Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançaram recentemente, o programa Avança + Indústria, uma parceria entre as entidades que tem o objetivo de fortalecer as micro e pequenas indústrias do Estado.

A solenidade foi marcada por um talk show, transmitido ao vivo da Casa da Indústria, que teve como anfitriões o presidente da Fiea, industrial José Carlos Lyra de Andrade e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/AL e vice-presidente da Fiea, empresário José da Silva Nogueira Filho, além de um convidado especial: o diretor-geral do Senai e diretor-superintendente do Sesi Nacional, Rafael Lucchesi.

Antes de apresentar o programa, Lucchesi, que também é diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), falou sobre o cenário e as perspectivas para o futuro da Indústria. Segundo ele, a industrialização é o caminho para o desenvolvimento e o Brasil precisa vencer desafios como a reformulação do sistema tributário, a burocracia, a insegurança jurídica, problemas de infraestrutura e o acesso à inovação. “A Indústria é a locomotiva do Brasil”, afirmou.

Segundo José Carlos Lyra, a Indústria alagoana sentiu a crise provocada pela pandemia de Covid-19, porém, vem conseguindo se adaptar ao novo cenário. “O governador não fechou as indústrias e isso ajudou muito ao setor. Os empresários se reinventaram, alguns setores sentiram bastante, mas, não tivemos demissões em massa, por exemplo”, destacou.

Para José da Silva Nogueira Filho, o convênio unifica as ações destinadas à modernização do setor. “Nós tínhamos muitas ações para as indústrias, mas, eram isoladas. Esse convênio traz essas iniciativas para dentro da Federação, que é quem tem o olhar focado para a Indústria, junto com o Sebrae, que também tem essa expertise”, disse.

O evento na Fiea teve as presenças de empresários, do diretor-superintendente do Sebrae/AL, Marcos Vieira, do presidente da Associação Comercial de Maceió, Kennedy Calheiros, do diretor regional do Senai e superintendente do Sesi/AL, Carlos Alberto Paes, e de gestores do Sistema Fiea.

Avança + Indústria

Durante um ano, as entidades – Fiea, Sebrae, Sesi, Senai e IEL – vão executar uma série de ações para contribuir com o desenvolvimento e competitividade da indústria local. Estão previstos cursos, consultorias, desenvolvimento de soluções digitais e uma série de serviços, totalmente subsidiados, para os empresários. Devem ser beneficiadas cerca de 300 empresas de micro e pequeno porte alagoanas. Informações sobre o programa estão disponíveis no portal www.fiea.com.br.

TAGS:

Deixe o seu comentário