05/05/2021 9h11

Mais dois troféus para Alagoas: Roboben constrói o melhor robô no torneio regional da Bahia

Equipe da Escola Sesi Senai Benedito Bentes também leva o título Champion Awards

Alunos do Sesi Alagoas conquistam mais um troféu em torneio regional de robótica

Mais uma equipe da Rede Sesi Senai de Alagoas foi destaque e classificou-se para a etapa nacional do torneio de Robótica First Lego League (FLL), que acontece em junho, de forma virtual. Os alunos da Roboben, da Escola Sesi Senai Benedito Bentes, conquistaram o primeiro lugar nas categorias Champion Awards e Desempenho do Robô, no regional da Bahia, realizado nos dias 29 e 30 últimos.

No total, participaram desta fase 22 equipes dos estados da Bahia, Alagoas, Sergipe e Paraíba. A expectativa, agora, é pelos alunos da Escola Sesi Cambona. A equipe Sesi Cambtec se prepara para o regional do Maranhão, nos dias 13 e 14 de maio, e a Sesi Robocamb para a etapa do Rio Grande do Norte, nos dias 14 e 15 próximos.

Na etapa regional de Pernambuco, outra equipe da Escola Sesi Senai Benedito Bentes, a Robomac, ganhou dois troféus e já está no nacional. “A felicidade de estar no topo do pódio é imensurável”, disse o professor de Robótica da Rede Sesi Senai da Alagoas, Eduardo Monteiro, após o anúncio do resultado.

O formato on-line da competição, que é promovida no Brasil pelo Sesi Nacional, foi desafiador para os alunos, afirma a integrante da Roboben Mylleny Victória, do 9º ano. “Trouxe-me experiências novas, me tirou da zona de conforto e me fez explorar coisas novas. Nossos treinos foram totalmente diferentes do que eu já era acostumada”, disse. A Roboben é formada por Mylleny, Gleicy Vitória, André Vinícius, Maria Clara, Kauane Bruna e Emilly França.

Tempo

Outro desafio foi o tempo para selecionar os novos integrantes do time e repassar conhecimentos, o que a equipe conseguiu com o apoio da escola.  A experiência dos professores foi um ponto positivo.

O técnico Rian Gabriel dos Santos é ex-competidor da FLL. Ele revela que a equipe teve apenas um mês e meio de preparação, quando foi concluída a seletiva dos novos membros da Roboben. Com o novo cenário de pandemia, a competição tornou-se on-line, levando os alunos a correrem contra o relógio para se moldarem às metas e objetivos da competição.

Mesmo com caras novas e pouco tempo para treinar, equipe evoluiu muito bem, segundo o treinador. Em 2020, a Roboben havia ficado em segundo lugar nas duas categorias em que ganhou o primeiro neste ano. “Em apenas um ano, já dá para ver a grande evolução da equipe”, destacou.

Projeto

Além do robô construído com peças de lego, que cumpre desafios propostos pela organização da competição, os estudantes devem elaborar um projeto de pesquisa de acordo com o tema da competição. Na temporada RePLAY da FLL, o assunto é “Esportes e brincadeiras que movimentam o corpo e evitam o sedentarismo”.

A Roboben desenvolveu o Speed Ben, um dispositivo pensado para beneficiar quem pratica exercícios de caminhada, corrida ou ciclismo. Sua principal proposta é levar a tecnologia para locais públicos, como praças, ruas, rodovias e ciclovias, alcançando pessoas de todas as classes e, consequentemente, ajudando a diminuir o número de sedentários e obesos.

TAGS:

Deixe o seu comentário