08/12/2019 19h55

Sebrae e CNDL querem fortalecer parcerias para beneficiar setor varejista

As instituições já possuem convênio para capacitar comerciantes do segmento, por meio do projeto Políticas Públicas 4.0

Varejo alagoano vem se expandindo ao longo dos anos

O Sebrae e a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) pretendem fortalecer ainda mais as parcerias para beneficiar o segmento do varejo no país. As duas instituições já firmaram este ano acordo para o desenvolvimento do projeto Políticas Públicas 4.0, que tem como finalidade o fortalecimento das lideranças do setor para atuarem como protagonistas no processo de elaboração e articulação de propostas para a melhoria do ambiente de negócios. Isso está sendo realizado por meio de ações de mobilização empresarial e disseminação de estudos e pesquisas sobre o setor de comércio e serviços.

A parceria foi confirmada pelos presidentes do Sebrae, Carlos Melles, e da CNDL, José César da Costa, nesta quarta-feira (27), durante a confraternização dos dirigentes lojistas, realizado em Brasília. “Jamais podemos deixar de atuar com aqueles que estão atrás do balcão ajudando a fazer o Brasil crescer”, afirmou Melles, se referindo aos comerciantes varejistas. “Eles são evangelizadores, pois são quem têm maior contato com a população no interior do país e fazem as coisas acontecerem”, acrescentou o presidente do Sebrae. O projeto Políticas Públicas é uma iniciativa que dá continuidade ao Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV), firmado pelo Sebrae e a CNDL em 2016.

O presidente da CNDL, José César da Costa, elogiou a atuação do Sebrae junto aos comerciantes varejistas em todo o país. “Vamos fortalecer essa parceria ainda mais”, ressaltou o dirigente, observando que o trabalho será focado em políticas públicas. Costa ressaltou que o momento é propício para o setor, principalmente pelas medidas adotadas pelo governo, como a Medida Provisória Verde e Amarelo, que mudou algumas regras trabalhistas para beneficiar o ambiente de negócios no Brasil. “A máquina pública ao invés de destravar, muitas vezes atrapalhava os negócios”, observou o secretário da Previdência do Ministério da Economia, Rogério Marinho, que também participou do evento, se referindo à burocracia estatal.

O setor de comércio e serviços é formado essencialmente por micro e pequenas empresas, que representam a imensa maioria das empresas do setor. O Sistema CNDL reflete essa realidade nas mais de 450 mil empresas associadas, que buscam representatividade institucional às suas demandas, além de ações para o fortalecimento das lideranças e melhoria do ambiente de negócios. Historicamente, a realização de ações conjuntas entre o Sistema CNDL e o Sebrae Nacional é uma forma consistente de gerar benefícios aos micro e pequenos negócios varejistas de todo o país. Seja na modalidade de patrocínio, apoio institucional ou por meio de convênio técnico-financeiro, a relação das entidades sempre apresentou resultados positivos.

TAGS:

Deixe o seu comentário