30/05/2019 8h46

Empoderamento e direitos para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida em debate na Mobility & Show

Durante os três dias de evento (24 a 26 de maio), a feira reuniu mais de 2.600 visitantes no estádio Palma Travassos

Debate sobre melhorias sobre mobilidade para deficientes físicos na Mobility e Show Ribeirão 2019

A Mobility & Show Ribeirão 2019, primeira edição da feira realizada fora das capitais estaduais, realizada entre 24 e 26 de maio, no Estádio Palma Travassos (Ribeirão Preto, SP), fechou com sucesso. O evento proporcionou à população de Ribeirão Preto e região discussões sobre a importância da pauta de acessibilidade e mobilidade urbana no país, além de incluir shows musicais, atividades para todos os presentes, além de exposição das mais modernas tecnologias assistivas do mercado e test-drives com veículos de várias marcas.

Ao longo dos três dias, a Mobility & Show recebeu mais de 2.600 pessoas, dos mais variados municípios da região. O evento contou também com mais de 250 test-drives realizados com veículos adaptados para pessoas com deficiência. “O público pode conferir, in loco, automóveis adaptados para atender às especificidades dos PCDs. Mostramos que a acessibilidade melhorou muito nos últimos anos e que a parcela da população com esse perfil tem totais condições de elevar sua independência e qualidade de vida”, afirma Rodrigo Rosso, realizador da Mobility & Show e presidente da Abridef (Associação Brasileira da Indústria, Comércio e Serviços da Tecnologia Assistiva).

“A Mobility & Show Ribeirão superou nossas expectativas. Contamos com a presença de autoridades públicas da região, ilustres personagens do esporte brasileiro, tecnologias modernas para PCDs, palestras e discussões sobre inclusão social, educação inclusiva, empregabilidade, auto-estima, dentre outros temas conexos à pauta para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Também sentimos uma calorosa recepção da população de Ribeirão Preto e cidades vizinhas”, destaca Rodrigo Rosso.

Atividades esportivas: Entre outras atrações, o evento recebeu equipes de futebol da ONG Sem Fronteiras, de Ribeirão Preto (SP), que participaram do campeonato ‘Osmar Santos’. O ex-narrador esportivo deu o pontapé inicial do torneio. A Mobility & Show Ribeirão também contou com a presença de jogadores da seleção brasileira de Futsal Down, apoiados oficialmente pelos clubes paulistanos Corinthians e Santos, além das associações assistenciais: Associação Paradesportiva JR e projeto UP.

Vagas de emprego: A Mobility & Show proporcionou, ainda, cadastramento gratuito para mais de 1000 vagas de emprego dos mais variados perfis e cargos em Ribeirão Preto (SP) e cidades próximas, com foco exclusivo nas pessoas portadoras de deficiência. “Pela primeira vez, uma feira na região ofereceu oportunidades no mercado de trabalho para essa parcela da população, que muitas vezes acaba desassistida. Esclarecer a opinião pública sobre os direitos previstos em lei é essencial na democratização e empoderamento das pessoas portadoras de deficiência ou de mobilidade reduzida”, afirma o presidente da Abridef.

Para mais informações sobre a Mobility & Show, acesse www.mobilityshow.com.br.

 

Deixe o seu comentário