06/04/2019 9h39

Confiança do empresário do comércio maceioense cresce pelo quinto mês seguido

Desempenho da capital vai na contramão do índice nacional, que registrou queda no mesmo período

Expectativa de boas vendas anima comércio varejista da capital alagoana

 

A confiança do empresário do comércio vai bem em Maceió. Enquanto a Fundação Getúlio Vargas (FGV) assegura que a confiança do empresário brasileiro caiu 2,7 pontos em março, menor nível desde outubro de 2018, os empresários da capital alagoana vão em sentido contrário: o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) cresceu 3%, segundo pesquisa do Instituto Fecomércio AL realizada em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Foi o quinto mês consecutivo de aumento.

Para o assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), Felippe Rocha, o desempenho nacional foi influenciado pela combinação de fatores como a desaceleração econômica interna, a crise argentina, a greve dos caminhoneiros e o aumento das incertezas eleitorais. Embora decorrido alguns meses, seus efeitos ainda podem ser sentidos na economia. “Após as eleições ocorreu uma onda de otimismo. Agora, passada a euforia, há um desapontamento com o ritmo lento da economia, gerando níveis elevados de incerteza econômica”, avalia.

Já em Maceió os empresários vão na contramão das incertezas. Os lucros de 2018 das grandes empresas, o crescimento estagnado (0,4%) do Comércio em Alagoas, a expectativa da Reforma da Previdência (para reduzir custos empresarias e diminuir a longo prazo a necessidade de aumento de impostos) e a espera de um pacote econômico do Governo Federal são pontos que, para o economista, ainda parecem surtir efeito sobre os empresários da cidade.

 

PESQUISA

No geral, o levantamento de dados aponta crescimento de 3% da confiança do empresário do Comércio entre fevereiro e março. O indicador foi puxado pela melhora atual destes empresários, demonstrando que o mês de fevereiro e o início de março foram bons em termos de faturamento e vendas. Além disso, como o carnaval deste ano

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