19/01/2019 20h54

Ministério Público vai sugerir Braskem paralisar extração do sal-gema para preservar bairro do Pinheiro

Moradores também pedem recomendações à Casal e querem isenção de cobrança do IPTU pela Prefeitura de Maceió

SOS Pinheiro reúne moradores e representantes dos poderes constituídos neste sábado na praça Arnon de Mello

Em mais um encontro de moradores, no final da tarde deste sábado, 19, na Praça Arnon de Mello, no bairro do Pinheiro, em Maceió, para debater e encontrar soluções para os problemas de rachaduras e fissuras nos imóveis e nas vias públicas, o Ministério Público Estadual (MPE) vai recomendar e sugerir a paralisação de poços de extração do sal-gema feita pela Braskem até a conclusão do relatório final a ser elaborado e divulgado pelos geólogos para toda a população.

Centenas de pessoas se reuniram para ouvir e solicitar atitudes mais incisivas e enérgicas do poder público no tocante a um plano de segurança, de salvaguarda e, principalmente, de estabilidade do solo que estanque o surgimento de novas rachaduras.

O procurador-geral de Justiça do MPE, Alfredo Gaspar de Mendonça, garantiu aos moradores presentes no encontro promovido pelo SOS Pinheiro, que o Ministério Público Estadual está acompanhando as ações desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de Maceió,  pelo Governo do Estado, pelo Governo Federal , pela Braskem e toda a equipe de pesquisadores envolvidos no processo , que buscam detectar as causas desencadeadores dos problemas geológicos no bairro do Pinheiro. “Precisamos descobrir se é problema provocado pela ação do homem ou não”.

Casal

Muitos moradores do bairro do Pinheiro também questionaram a rede de distribuição de água da Casal. Segundo o morador Joaquim Veras, da Alameda São Benedito, a localidade também sofre com a ausência de saneamento básico, o que ocasiona represamento e acúmulo de água no solo.

A aposentada Maria do Socorro, residente no Conjunto Suruagy, atribuiu também à Casal, os problemas no Pinheiro. “Não existe saneamento, e além do mais, a rede de distribuição de água é constituída de canos enferrujados que não suportam mais a pressão de água e terminam estourando e contribuindo para a degradação do terreno”.

IPTU

Diante das indagações dos moradores, Alfredo Gaspar falou ainda que vai se reunir com representantes do poder público municipal para reavaliar os valores do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) dos imóveis situados no bairro do Pinheiro, haja vista a rápida desvalorização das casas e dos apartamentos.

Outra pauta da reunião foi o Plano de Contingência que está sendo elaborado por meio de cooperação entre os governos federal, estadual e municipal.

Além da comunidade do bairro, também estiveram presentes Alfredo Gaspar de Mendonça, procurador-geral do MPE, os promotores Antiógenes Lyra e José Arthur Melo, o engenheiro civil Marcos Carnaúba, o senador recém-eleito Rodrigo Cunha entre outros.

O VALOR MERCADO entrou em contato com a assessoria de imprensa da Braskem para ouvir a empresa sobre essa nova recomendação a ser feita pelo Ministério Público Estadual. Contudo, até a veiculação da matéria, nenhuma resposta.

A Braskem possui duas unidades industriais no Estado de Alagoas. Uma situada na capital focada na produção de Cloro Soda, e outra focada na produção de PVC situada em Marechal Deodoro.

 

Deixe o seu comentário