18/10/2018 12h25

Confiança do empresário do comércio aumenta na capital alagoana

A aproximação do final do ano é um dos motivos que contribui para o aumento de 3,1% da confiança

Varejo esperanço com alta nas vendas no fim de ano

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) aumentou 3,1% na variação mensal, em setembro, conforme pesquisa do Instituto Fecomércio, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC). As contratações de temporários, o estímulo aos novos investimentos e renovação de estoques contribuíram na percepção de confiança. Além da aproximação do final do ano, pois eleva a sensação de melhoria da economia.

Conforme a análise do assessor econômico da Fecomércio, Felippe Rocha, vale ressaltar que o momento atual, um dos componentes do indicador, elevou em 3,8%, e um dos fatores que contribuiu foi o aumento das vendas do comércio (+7,2%). “Já na expectativa futura da economia, houve evolução de 2,8%, com destaque para a melhora da economia brasileira nos próximos meses (+5%)”, explicou.

Em relação ao índice de investimentos do empresário, houve crescimento de 2,9% na variação mensal, levado por um aumento de 4,4% na contratação de funcionários, indicando contratação de funcionários temporários para final de ano. E crescimento de 3,5% nos estoques, demonstrando que já há preparação de novos produtos para vendas de natal.

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a confiança do empresário está, atualmente, 1,7% acima do que ano passado. As condições do comércio, em setembro deste ano, está 7,3% mais favorável do que no mesmo período do ano anterior e o nível de investimentos está 1,3% acima. “Embora o nível de contratação de funcionários esteja 2,3% abaixo”, ressaltou o economista. A coleta de informações da

ICEC foi realizada nos últimos 10 dias de agosto. Foram entrevistados 189 empresários do setor em Maceió.

TAGS:

Deixe o seu comentário