07/05/2018 11h35

III Fórum Regional do Plástico traz especialistas a Maceió na discussão de diversos temas

Evento é promovido pela Cadeia Produtiva da Química e do Plástico

Forum Regional, da Indústria do Plástico

Maceió recebe na próxima quinta-feira (10) a terceira edição do Fórum Regional do Plástico, evento promovido pelas empresas, órgãos e entidades de fomento que integram a Cadeia Produtiva da Química e do Plástico (CPQP) em Alagoas.  O evento será realizado no auditório da Casa da Indústria, das 8h às 12h30, e as palestras vão abordar desde Reforma Trabalhista à Indústria 4.0.

Dentre  os especialistas que virão a Maceió, está Marlos Augusto Melek, juiz federal do Trabalho no Paraná, que irá conferir a palestra “A Nova Lei Trabalhista: Na prática – O dia a dia e os diferenciais competitivos”. Com  uma  vasta experiência, fruto de sua participação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da sua atuação em diferentes comarcas do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Melek fará uma abordagem que pretende esclarecer dúvidas que ainda pairem sobre as mudanças introduzidas pela nova lei.

Outra palestra conjuntural, será ministrada  por Roberto Padovani, que vai abordar “Cenários e Perspectivas para a Indústria Brasileira”. Administrador e economista, Padovani tem larga experiência no mercado financeiro e em macroeconomia. Antes de atuar no Banco Votorantim, onde está há 11 anos, ele foi estrategista para toda América Latina para a rede alemã de bancos WestBL.

Renan Bonnard será responsável pela apresentação do tema “Indústria 4.0″. Engenheiro mecânico, Renan tem graduação e pós-graduação em faculdades da França, entre elas a École Normale Supérieure de Cachan, onde atuou como professor por quatro anos. No Brasil, é pesquisador nos Institutos SENAI de Inovação em Santa Catarina, onde é responsável pelos projetos da Indústria 4.0.

Fechando o cilcio de palestras , o presidente do Instituto do PVC e do Instituto Nacional do Plástico (INP), Miguel Bahiense vai proferir a palestra “A importância do Plástico”, aplicando sua experiência nas questões ambientais que envolvem a cadeia produtiva dos plásticos e também quanto à marketing, comunicação e relacionamento com segmentos estratégicos da sociedade.

O Fórum é mais uma iniciativa da CPQP, objetivando uma análise aprofundada deste segmento pela discussão de temas da economia, tecnologia e inovação. Na  abertura do Fórum  serão os primeiros resultados de 2018 do convênio de capacitação profissional firmado entre a Braskem, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae Alagoas e Sindicato das Indústrias de Plásticos e Tintas do Estado de Alagoas (Sinplast) na palestra “Avanços na formação da mão de obra para o setor químico e plástico”, a apresentação será ministrada por Ricardo Cavalcante, líder da Habilitação Profissional – Polímeros no Senai Alagoas.

A inscrição no III Fórum Regional do Plástico pode ser feita no site do Sinplast (www.sinplast-al.org.br) e a organização pede que os participantes doem uma lata de leite em pó, que será encaminhada posteriormente a uma instituição social.

Sobre a CPQP

Fundada em 2003, a Cadeia Produtiva da Química e do Plástico é formada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), Braskem, Sindicato das Indústrias de Plásticos e Tintas do Estado de Alagoas (Sinplast) e Sebrae em Alagoas. Atualmente, esse segmento possui cerca de 80 empresas distribuídas em 27 atividades econômicas, com prevalência na fabricação de produtos de material plástico, borracha e produtos químicos, farmoquímicos e farmacêuticos. Ao todo, a CPQP gera 3.500 empregos diretos e tem uma participação industrial de 13,87% no Produto Interno Bruto (PIB) do estado.

Deixe o seu comentário