25/05/2018 12h05

Alagoas comemora prospecção de novos empreendimentos e diversificação da produção no Dia da Indústria

Quinze indústrias incentivadas já foram inauguradas no Estado, e novos empreendimentos chegarão

Estado industrializado é um gerador de emprego e renda para a população

O Dia da Indústria é comemorado nesta sexta-feira (25) e Alagoas tem apresentado resultados positivos para o setor. O trabalho de prospecção de novos empreendimentos, a diversificação da produção, a política de incentivos fiscais e locacionais do poder público, além dos investimentos em infraestrutura têm pautado o desenvolvimento industrial no Estado.

Enquanto o cenário nacional acompanha a retração na economia, Alagoas trabalha na prospecção de novos empreendimentos. De acordo com dados da Superintendência da Indústria e Comércio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) já foram inauguradas 15 indústrias incentivadas, gerando um total de mais de 30 mil vagas de emprego. Em processo de instalação, o estado conta com 12 empreendimentos, que somarão mais de 10 mil novas vagas de trabalho no mercado.

Uma das empresas a ser inaugurada é a BHR, que já funciona com 120 operários e após sua ampliação o quadro total chegará a 400. A indústria é a primeira da América Latina a produzir sulfeto de sódio e irá fortalecer a Cadeia Produtiva da Química e do Plástico (CPQP) no estado, formada por aproximadamente 80 empresas e mais de 15 mil trabalhadores.

De acordo com o diretor executivo da BHR, Alejandro Hita, a escolha por Alagoas aconteceu em função da disponibilidade de matéria-prima e dos incentivos fiscais e locacionais concedidos pelo Governo de Alagoas, por meio da Sedetur e da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

“Estávamos entre nos instalar na Bahia, Curitiba ou Alagoas. Os incentivos concedidos pelo Estado e a qualidade da matéria-prima fornecida pela Braskem para nosso objetivo final destacaram-se em comparação com os outros lugares”, explica Alejandro.

Diferenciais competitivos

No atual cenário econômico, Alagoas possui o melhor incentivo fiscal do Nordeste (NE). Após ser reformulado em 2017, o novo Programa de Desenvolvimento Integrado (Prodesin) oferece desconto de até 92% de ICMS em todo território, na saída de produtos industrializados.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra, a melhora nos indicadores nacionais auxiliará no crescimento industrial no estado.

“Alagoas está preparado para o desenvolvimento. A modernização dos polos industriais de Maceió e Marechal Deodoro; os arranjos produtivos locais; as obras de infraestrutura, como duplicação de estradas e saneamento básico; a moderna lei de incentivos fiscais; o início das obras de dragagem do Porto de Maceió e o fortalecimento da CPQP fazem de Alagoas um bom lugar para se investir”, avalia o presidente da Fiea.

Além do fortalecimento da CPQP, Alagoas vem diversificando sua produção e apresenta avanços no setor moveleiro. Isso é comprovado por meio da chegada da multinacional Duratex, que produz chapas de MDF e MDP, e é considerada empresa âncora por atrair outros empreendimentos.

Já o setor ceramista ganhou força após a instalação da gigante Portobello, que conta com investimento de mais de R$ 210 milhões. Desempenhando papel de  âncora, a Portobello vem atraindo a atenção de novos investidores desse setor. Um deles é a Esmalglass, produtora de esmalte para cerâmica, que conta com investimento total de R$ 45 milhões.

De acordo com o secretário do Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado, Rafael Brito, os diferenciais competitivos oferecidos em Alagoas já resultam em indicadores positivos e atraem a atenção de investidores.

“Alagoas vem provando todo seu potencial econômico com a atração de grandes empreendimentos, além disso as melhorias na infraestrutura, segurança e política fiscal têm colocado o Estado entre os melhores lugares para se investir. Os dados evidenciam isso: as exportações cresceram 58,01 % em 2017, quando comparado ao ano anterior; sem falar na expansão do varejo que marcou 7,7%, percentual muito superior ao do Brasil, que ficou em 2%.  É por meio do trabalho integrado, visando melhorias em diferentes áreas, que é possível alcançar bons resultados e prospectar novos negócios, gerando novas oportunidades de emprego para a população”, afirma Rafael Brito.

Deixe o seu comentário