04/11/2017 12h03

Exportações de empresas alagoanas crescem 128,92% e alcançam o volume de R$ 1,83 bilhão

Parceria Fiea, Sebrae e Estado está ajudando a incrementar as vendas dos produtos alagoanos para o mercado externo

Exportações de produtos alagoanos conquistam mercado externo

Após o crescimento industrial e os avanços nos setores varejista e atacadista de Alagoas, os números permanecem destacando o bom momento do cenário econômico do Estado. Dados da Secretaria de Comércio Exterior, divulgados nessa quinta-feira (1) pelo Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), revelam que as exportações de empresas alagoanas apresentaram um crescimento de 128,92% no acumulado do ano.

De janeiro a setembro de 2017, as exportações cresceram 66,94% com relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o levantamento, nos nove primeiros meses as exportações renderam o equivalente a R$ 1,83 bilhão.

Para possibilitar a chegada da produção alagoana no cenário internacional, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) atua em diversas ações voltadas para o incentivo da cultura exportadora em Alagoas, como o apoio na realização do Encontro Internacional de Negócios (ENIN) Commerce.

Classificado como o maior evento de comércio exterior de Alagoas, o último encontro aconteceu entre os dias 9 e 11 de outubro e reuniu empresários e micro empreendedores alagoanos de diversos segmentos, promovendo rodadas de negócios e contatos diretos com possíveis investidores.

Fruto de uma parceria da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) com o Governo do Estado, por meio da Sedetur, e o Sebrae, o Encontro Internacional contou com mais de 200 empresas e negócios alagoanos.

 
Além de palestras e rodadas de negócios, durante o encontro, foi lançado o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), que estabelece a capacitação das Micro e Pequenas Empresas (MPE) de Alagoas- através de oficinas, eventos e palestras- seguindo as diretrizes da cultura exportadora estabelecidas pelo MDIC.

Deixe o seu comentário