05/09/2017 10h28

Empresários alagoanos participam de Roashow Investimento e Desenvolvimento do Nordeste

Roadshow nasceu da necessidade de uma pauta comum do empresariado do Nordeste, região que precisa de mais atenção do governo federal

Presidente da Fiea, José Carlos Lyra, diz que é salutar essa aproximação entre a Sudene e o empresariado

Dezenas de empresários acompanharam, na última semana, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), o Roadshow Investimento e Desenvolvimento do Nordeste, promovido pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em parceria com a entidade representativa da indústria alagoana. Anfitrião do evento, o presidente da Fiea, empresário José Carlos Lyra de Andrade, destacou a importância do roadshow, “nesse momento em que a economia dá sinais de recuperação”.

Presente ao encontro, o superintendente da Sudene, Marcelo Neves, disse que a ideia do roadshow nasceu da necessidade de uma pauta comum do empresariado do Nordeste, região que precisa de mais atenção do governo federal. Segundo ele, a Sudene, órgão de interlocução e planejamento, se renovou, superando a fase de altos e baixos e de quase extinção, sem perder a garra e a vontade de continuar atenta a realidade empresarial da região.

O superintendente afirmou ainda que o encontro sediado pela Fiea, e que será realizado em todos os estados, teve como objetivo mostrar ao empresariado alagoano os instrumentos disponibilizados pela instituição para micro, pequeno e médio negócios, de modo que possam gerar emprego e renda. Quem participou do roadshow em Alagoas pode conhecer como funcionam os fundos, incentivos e políticas de atração de investimentos disponíveis naquela superintendência regional.

Representando o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), empresário Robson Braga de Andrade, a economista Suzana Peixoto destacou a parceria com a Sudene e com os demais parceiros do Sistema Indústria, como essencial para trazer oportunidades que favorecem o empresariado nordestino. Neste sentido, citou o BNDES e o Banco do Nordeste (BNB), que também participaram do encontro do setor industrial alagoano.

O superintendente do BNB, Wesley Mácio Gonçalves, mostrou os produtos e serviços que a instituição oferece, revelando números de investimentos já realizados. Na área de microcrédito urbano, citou os R$ 416 milhões disponibilizados pelo BNB em 2016, para pequenas operações. Ele lembrou ainda que 59,6% de todo crédito rual de Alagoas vem do BNB.

Os empresários presentes ao roadshow da Sudene em Alagoas puderam ainda conhecer, as ações da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para aumentar a pauta exportadora nacional e atrair investimentos estrangeiros em setores estratégicos da economia brasileira. O gerente geral do escritório da Apex no Nordeste, Armando Peixoto, e o técnico Sérgio Farias Ferreira, apresentaram as disponibilidades da Agência.

Já realizado em Recife (PE) e Campina Grande (PB), depois de Maceió o evento, que será realizado em todos os estados nordestinos, o roadshow segue para Fortaleza (CE), no dia 5 de setembro.

TAGS:

Deixe o seu comentário