14/09/2017 14h06

Braskem Labs se transforma em plataforma e lança desafios

Programa Challenge está com inscrições abertas e convida startups a apresentarem soluções para desafios internos da Braskem

Braskem Labs

Criado em 2015 como um programa de incentivo a empreendedores, o Braskem Labs cresceu, amadureceu e se transformou em uma plataforma homônima que contempla três programas para fortalecer o relacionamento da Braskem, maior petroquímica das Américas, com empreendedores em diferentes estágios de desenvolvimento.

Com inscrições abertas até 30 de outubro, o Braskem Labs Challenge, um dos novos programas da plataforma, vai selecionar startups para, de acordo com os desafios lançados, rodarem um piloto em unidades industriais ou áreas administrativas da Braskem visando ajudar a empresa a aprimorar seus processos.

“Esta é uma oportunidade para que os empreendedores testem suas soluções em situações reais, em um ambiente inovador e sustentável, que permite a interação com profissionais experientes e insights que podem refinar sua solução”, diz Luiz Gustavo Ortega, líder de Desenvolvimento Sustentável da Braskem.

Podem participar startups que possuam MVP (Produto Mínimo Viável) testado e validado ou mesmo que já tenham seu produto ou serviço disponíveis no mercado. Além disso, as soluções oferecidas devem ter aderência a pelo menos um dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

A edição de 2017 do Braskem Labs Challenge possui 10 Desafios divididos entre as áreas de logística e soluções administrativas. Após uma pré-seleção, as startups participam de um Demo Day com times internos da Braskem, quando serão selecionadas aquelas que terão a oportunidade de realizar um piloto com a empresa. Caso o piloto dê certo, a startup pode se tornar fornecedora da Braskem. O programa é promovido em parceria com a consultoria de inovação Innoscience.

 

As inscrições estão abertas até 30 de outubro no site: www.braskemlabs.com/challenge. Veja abaixo os desafios lançados:

 

DESAFIOS DE LOGÍSTICA DESAFIOS SOLUÇÕES ADMINISTRATIVAS
1-       Distribuição de Carga nos Eixos

Como detectar a distribuição de carga entre os eixos do caminhão?

 

2-       Controle de Qualidade dos Silos

Como garantir que os produtos cheguem em perfeitas condições de especificidades aos seus clientes?

 

3-       Gerenciar Riscos de Transporte

Como reduzir os indicadores de roubos e garantir a possibilidade de recuperação da carga?

 

4-       Controle de emissão de gases de efeito estufa

Como medir e diminuir a emissão de GEE pelo transporte utilizado pela empresa?

 

5-       Disponibilidade do Mercado de Transportes

Como identificar a disponibilidade de transporte, considerando oferta, demanda e disponibilidade futura em diferentes regiões?

1-       Controle e Monitoramento de Vigilância

Como gerir equipamentos de segurança dos parques industriais, com programação de manutenção preventiva e controle das manutenções corretivas?

 

2-       Soluções Helpdesk

Como proporcionar que os integrantes da empresa abram chamados e interajam com a Braskem sem estar na rede Braskem?

 

3-       Otimização das roteirizações do transporte coletivo

Como otimizar a gestão da roteirização de linhas de transporte coletivo da empresa?

 

4-       Redução dos custos dos escritórios

Como reduzir os gastos de energia nos escritórios?

 

5-       Redução de custos de estacionamento

Como preencher de forma mais efetiva as vagas de estacionamentos nos escritórios da empresa?

 

 

Outros programas

A plataforma Braskem Labs é composta por mais dois programas, esses focados em aceleração de startups e empresas. São eles:

 

Braskem Labs Scale, que representa o programa original lançado em 2015, está em sua terceira edição e é focado em capacitar empreendedores mais maduros e com soluções já disponíveis no mercado que melhoram a vida das pessoas.

 

Braskem Labs Ignition, que acelera startups em fase de validação de seu modelo de negócio ou MVP (Produto Mínimo Viável) ou em fase de crescimento. Feito pela aceleradora ACE, que também é parceira da Braskem no Scale, oferece dois programas de acordo com o momento de desenvolvimento da startup, além de contar com mentores e acompanhamento da Braskem .

TAGS:

Deixe o seu comentário