20/07/2017 12h42

Plástico Verde da Braskem chega às embalagens de cafés regionais

Cooperativa do sul de Minas Gerais fortalece sustentabilidade com a adoção de polietileno de origem renovável

Café Familiar da Terra Frente utiliza a embalagem ecologicamente correta
 

A Braskem, maior petroquímica das Américas, e a União Plásticos, empresa que industrializa e comercializa embalagens plásticas flexíveis, firmaram parceria com a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (COOPFAM), em Minas Gerais, para o fornecimento do Plástico Verde I’m green™. O polietileno de cana-de-açúcar, matéria-prima 100% renovável, será empregado na produção de embalagens de cafés orgânicos.

Anualmente a cooperativa distribui quatro toneladas desses grãos e a União Plásticos é a responsável pelo desenvolvimento e pela produção destas embalagens. Neste primeiro momento, a COOPFAM utilizará a resina renovável da Braskem na produção de embalagens tradicionais, conhecidas como almofadas. A cooperativa é referência em agricultura orgânica, solidária e agroecológica, beneficiando mais de 400 famílias de pequenos cafeicultores de municípios do sul de Minas Gerais.

“Esta será a primeira embalagem de cafés orgânicos a apostar na utilização do Polietileno Verde no mercado brasileiro, e isso demonstra o nosso compromisso com a sustentabilidade. É mais uma grande conquista não só para cooperativa, mas também para o consumidor final. Nossa expectativa é levar este produto para todas as nossas embalagens”, afirma Edivânia de Fátima Fernandes, responsável pela indústria da COOPFAM.

 

Tecnologia a favor da sustentabilidade

Resultado da combinação de inovação, tecnologia e sustentabilidade, o Plástico Verde captura 3,09 toneladas de CO2 para cada tonelada de resina de origem renovável produzida, de acordo com Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) realizada pela consultoria ACV Brasil e com revisão técnica de um painel composto pelo Institute for Energy and Environmental Research GmbH (IFEU) e pela Michigan State.

“O Polietileno Verde atende às necessidades das empresas por soluções inovadoras e mais sustentáveis, como a COOPFAM e a União. Por esse motivo, a adoção do biopolímero tem crescido em todo o mundo e em produtos de diferentes setores. Atualmente é utilizado em 150 marcas na Europa, nos Estados Unidos, na Ásia, na África e na América do Sul”, reforça Gustavo Sergi, diretor de Químicos Renováveis da Braskem.

 

Sobre a União Plásticos

Desde 1995, fabricam embalagens plásticas flexíveis com alto padrão de qualidade para os mais diversos segmentos da indústria e do comércio. Atendendo clientes em várias regiões do Brasil, a produção industrial segue rigorosos processos, como a escolha de matérias-primas provenientes dos melhores fornecedores do mercado, orientação e assessoramento aos clientes quanto à adequação da embalagem para cada aplicação e otimização do processo de empacotamento.

 

Sobre o Plástico Verde

O Polietileno Verde I’m green™ é feito a partir do eteno obtido da cana-de-açúcar. Seu grande diferencial é contribuir para a redução da emissão dos gases do efeito estufa na atmosfera, já que captura gás carbônico durante o seu processo produtivo. Ele também apresenta as mesmas características do polietileno tradicional, ou seja, não necessita de adaptações de maquinário e é 100% reciclável. A planta de Plástico Verde da Braskem possui capacidade de produção de 200 mil toneladas por ano.

 

Sobre a Braskem

A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual superior a 20 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos químicos e petroquímicos básicos, e com faturamento anual de R$ 55 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem exporta para Clientes em aproximadamente 100 países, conta com cerca de 8 mil integrantes e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

Para esclarecimentos adicionais, favor contatar:

Deixe o seu comentário