24/07/2017 9h34

Braskem e parceiros ressaltam o serviço da Coleta Seletiva no Pontal

Mobilização disseminou informações sobre a coleta seletiva que será iniciada no bairro

Comunidade participa do projeto da Coletiva Seletiva de Lixo

Com a contratação das quatro cooperativas de recicladores apoiadas pelo Projeto Ser+Realizador, promovido pela Braskem com o apoio do Sebrae em Alagoas, se aproxima o início de um novo ciclo da coleta seletiva em Maceió. As  Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (Cooplum), dos Recicladores de Alagoas (Cooprel) da Serraria e Benedito Bentes, e a dos Catadores da Vila Emater (Coopvila), vão atender, inicialmente, 16 mil residências de nove bairros da cidade através da contratação feita pela Prefeitura Municipal de Maceió.

Outra ação deste novo momento do projeto , é a inclusão  do Pontal da Barra na coleta seletiva. Para dar início  a este processo o projeto  Ser+Realizador, promoveu no último sábado (14), ações de conscientização e educação ambiental nas ruas e diversos estabelecimentos comerciais do bairro , com a distribuição de panfletos e fixação de cartazes. A cooperativa responsável por atender o bairro do Pontal será a Coopvila, que também ficará responsável pelos bairros da Ponta Verde (a partir da Rua Sandoval Arroxelas) e Pajuçara.

A mobilização contou com jovens do grupo de Alerta e Preparação da Comunidade para Emergências Locais (APELL), Clube dos Desbravadores, alunos da Escola Municipal Silvestre Péricles e apoio do Instituto Lagoa Viva.

Renata Amorim, consultora do Ser+ Realizador, ressaltou que o projeto vai articular mais ações para promover a coleta seletiva em outras localidades. A próxima ação deverá ser realizada no bairro do Benedito Bentes. Renata Amorim ainda falou sobre o engajamento da comunidade na ação.

“A mobilização no Pontal da Barra foi um sucesso. Contamos com a participação da população, de lideranças locais como diretores de escola. Andamos por todo o bairro explicando e distribuindo materiais com orientações básicas para a separação dos resíduos”, frisou Renata Amorim.

Além dos bairros citados anteriormente, a coleta seletiva vai abranger, nesta primeira etapa, os bairros de Cruz das Almas, Jatiúca, Mangabeiras, Benedito Bentes, Serraria, Antares e Jacarecica. A ideia é ampliar o atendimento para até 60 mil residências nos próximos anos.

Sobre o Ser+ Realizador

Presente em todos os estados de atuação da Braskem, o programa tem como objetivo aumentar a reciclagem de resíduos pós-consumo no Brasil de maneira colaborativa, aliando a promoção de eficiência da cadeia produtiva da reciclagem à inclusão e desenvolvimento socioeconômico dos catadores.  Por meio de investimentos em equipamentos e infraestrutura de unidades de triagem, capacitações e consultorias personalizadas, e o estímulo à atuação em rede, os catadores de materiais recicláveis apoiados têm conseguido incrementar sua produtividade e renda, indicadores acompanhados mensalmente pela Braskem. A iniciativa é reforçada por importantes parceiros como Ambev, Sebrae, BNDES, Bünge, Gerdau e prefeituras municipais, influenciando em políticas públicas.

Deixe o seu comentário