25/05/2017 11h06

Banco do Nordeste disponibiliza crédito para projetos de energia renovável na agricultura familiar

Em Alagoas, o evento reuniu representantes de diversas instituições parceiras, das três esferas governamentais e de empresas fornecedoras de placas fotovoltáicas

Lançamento do Agroamigo Sol contou com assinatura de primeira proposta de crédito de Alagoas

O Agroamigo Sol, nova linha de financiamento do Banco do Nordeste voltada a projetos de energia solar para agricultores familiares, foi lançado hoje, em todas as capitais do Nordeste, Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Em Alagoas, o evento reuniu representantes de diversas instituições parceiras, das três esferas governamentais e de empresas fornecedoras de placas fotovoltáicas. Na ocasião, foi assinada a primeira proposta de crédito do Estado, já no âmbito do programa, oriunda de Santana do Ipanema.

O novo modelo de financiamento é destinado à implantação de sistemas de micro e minigeração de energia solar. Com taxas a partir de 0,5% ao ano, os recursos podem ser aplicados em obras de melhorias nas propriedades, como sistemas de bombeamento, irrigação e dessalinização de água, além de eletrificação de cercas, entre outros, contribuindo para a redução dos gastos com energia elétrica em iluminação e utilização de máquinas e eletrodomésticos, a exemplo de freezer para armazenamento de produtos.

Programação

A primeira parte da solenidade foi realizada por meio de videoconferência, transmitida a partir da sede do Banco, em Fortaleza, com a presença do presidente do BNB, Marcos Holanda, diretores e diversas autoridades. Na capital alagoana, participaram representantes da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto de Terras de Alagoas (Iteral), Federação da Agricultura do Estado de Alagoas (Faeal), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag), Instituto do Meio Ambiente (Ima), cooperativas de produtores rurais, entre outros.

Na ocasião, o superintendente Estadual do Banco do Nordeste, em exercício, Carlos Henrique de Moura Plech, enfatizou a importância da nova linha de financiamento. “O BNB já vem recebendo diversos projetos para financiamento de energia solar em empresas de portes variados. A energia solar já é uma realidade e o Banco acerta, mais uma vez, em unir a eficiência da energia renovável à eficiência do seu programa de microcrédito produtivo orientado, o Agroamigo, permitindo a acessibilidade a esse crédito”, afirmou.

Deixe o seu comentário