09/01/2017 13h56

Queda na taxa de juros do FNE beneficia toda cadeia produtiva do Nordeste

A redução média de 9% nas taxas beneficia produtores e empresas de todos os portes em vários segmentos da economia

Setor industrial também é beneficiado com menor taxa de juros

O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), principal fonte de recursos do Banco do Nordeste, conta com juros mais baixos desde o início de janeiro. A redução média de 9% nas taxas beneficia produtores e empresas de todos os portes  em vários segmentos da economia.

As novas taxas vigoram até março, em acordo à decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN), e devem fomentar a aplicação dos recursos do Fundo, que disponibiliza R$ 21 bilhões em crédito para aplicação em 2017.

A maior redução ocorreu para financiamento de projetos de ciência, tecnologia e inovação, que têm agora taxa de 8,10% ao ano, com 9,50%para clientes de grande porte.

Operações com finalidade de investimento, inclusive com capital de giro associado, contam com encargos de 9% anuais, sendo 10,59% para empreendimentos de grande porte.

Já propostas de crédito destinadas à capital de giro e comercialização podem ser contratadas com juros de 13,75% ao ano para clientes de micro a médio porte e 15,90% aos de grande porte.

Os clientes do Banco do Nordeste também fazem jus a bônus de 15% sobre o valor das parcelas pagas até a data do respectivo vencimento.

Veja quadro resumido das novas taxas:

FNE – ENCARGO FINANCEIROS

 

Micro, Mini, Pequeno e Médio Portes

Grande Porte

Crédito para investimento, inclusive com capital de giro associado

9%

10,59%

Crédito para capital de giro e comercialização

13,75%

15,90%

Crédito para projetos de ciência, tecnologia e inovação

8,10%

9,50%

Fonte: Resolução nº 4542 do Banco Central, de 21 de dezembro de 2016

TAGS:

Deixe o seu comentário