10/10/2016 17h05

Caravana da Ciência e Tecnologia 2016 será aberta neste dia 17 em Maceió e segue viajando por Alag

Caravana visa levar conhecimento científico, através de oficinas e shows de química, física, biologia, matemática entre outros, para os estudantes do ensino fundamental e ensino médio, para as comunidades em geral

Caravana levando ciência e tecnologia às comunidades do interior do Estado

A Caravana de Ciência e Tecnologia de Alagoas, promovida e coordenada pela professora doutora Lenilda Austrilino, coloca mais uma vez o pé na estrada, e agora, neste mês de outubro. É o 12º ano da caravana, que acontece na 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério de Ciência, da Tecnologia e da Inovação.

O evento vai ser aberto dia 17 na Usina Ciência da UFAL, em Maceió, às 15h, onde haverá o encontro de caravaneiros; a caravana segue viajando para São Luis de Quitunde, onde aporta, dia 18, nas escolas Adevã Verçosa e Silva e escola estadual Maria Margarida Silva Pugliese; em Rio Largo, dia 19, na escola Santos Dumont;  Branquinha, dia 20, na escola municipal Demócrito José e por último,  Palmeira dos Índios, dia 21, no Instituto Federal de Alagoas (IFAL). O tema deste ano é “Ciência Alimentando o Brasil”.

A caravana visa levar conhecimento científico, através de oficinas e shows  de química, física, biologia, matemática entre outros, para os estudantes do ensino fundamental e ensino médio, para as comunidades em geral, e também  estimular o gosto pela ciência, pelo aprendizado empírico, possibilitando o interesse pela área e o surgimento de novos cientistas.

As discussões neste ano giram em torno segurança alimentar, uma área é muito abrangente, e que por isso, tem espaço para a pesquisa e para a inovação. De acordo com o Ministério da Ciência e Tecnologia, a discussão vai desde a questão do abastecimento até o acesso ao alimento. Mas passa também  por doenças que podem aparecer com a má nutrição.

A ideia é construir soluções inovadoras para essas situações, além de promover a inclusão social das pessoas menos favorecidas.  Também está na pauta do dia a descoberta de uma forma alimentar mais saudável e o acesso a alimentos de qualidade.

O evento tem como parceiros o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL), a FaMed/Ufal, e o ComuniCT, entre outros

TAGS:

Deixe o seu comentário