21/09/2016 11h25

Desenvolve libera crédito para pescadores do município de Pilar

Dinheiro será utilizado para a compra de barcos

Pescadores do Pilar receberão crédito do Governo do Estado

Agência Alagoas

A Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) aportou recursos, na tarde desta terça-feira (20), que vão beneficiar um grupo de pescadores do município de Pilar, a 30 quilômetros de Maceió. A ação integrou as atividades de mais um Dia D do Governo Presente, evento promovido pelo Governo do Estado para aproximar os serviços das secretarias e órgãos da administração pública da população do interior.

O evento de liberação de recursos realizada pela Desenvolve ocorreu na Chã do Pilar, na entrada do Mercado Público local, reunindo dezenas de pescadores e moradores da região. Foram R$ 29 mil iniciais que vão ajudar na compra de barcos, redes e motores, equipamentos essenciais para a manutenção do que representa o meio de vida destes beneficiários.

Os valores, transferidos de forma subsidiada pelo Estado, vão representar importantes melhorias na vida de pessoas como a dona Teonice da Silva, pescadora há mais de dez anos, que utilizará o recurso de R$ 4 mil para a compra de um canoa e um de motor de polpa.

Para ela, a iniciativa de ceder crédito de forma descomplicada e dentro de suas condições de pagamento é um fato inédito e valoroso.

“Nunca imaginamos que um governo fosse pensar em nós, na melhoria do nosso negócio, principalmente, para quem pesca. Sempre somos esquecidos, mas agora vimos que temos com quem contar”, mencionou dona Teonice que aposta na compra do barco para aumentar a quantidade de pescado utilizado para comercializar e para alimentação de sua família.

Outras seis pessoas também receberam crédito na ocasião através de contrato assinado pelo seu Edivaldo Barbosa. Filho de pescador, ele seguiu a profissão do pai e conseguiu criar e graduar em cursos superiores seus três filhos com a pesca ao longo de mais de 20 anos.

Os outros beneficiários foram Ronaldo Cardeal, Alessandra Costa, José Anilton dos Santos, Edvania Nascimento, José Ronaldo Melo e Genivaldo dos Santos que vão utilizar o financiamento também para a compra de canoas, material de pesca e balança eletrônica.

Rafael Brito, presidente da Desenvolve, em seu discurso elogiou a iniciativa do governador Renan Filho de pensar no fortalecimento da economia também de áreas mais artesanais, como é o caso da pesca.

“Governo com assertividade e coerência trabalha assim, favorecendo toda e qualquer área economicamente ativa. Se gera renda e empregabilidade é digno do nosso empenho não importa o tamanho do negócio”, afirmou Brito.

TAGS:

Deixe o seu comentário