22/09/2016 17h26

Agroamigo supera a marca de um milhão de clientes bancarizados

Somente neste ano, mais de 270 mil clientes que contrataram operações de crédito tiveram acesso à conta-corrente

Banco do Nordeste recebe cada vez mais clientes do Agroamigo

O programa de microfinança rural do Banco do Nordeste, o Agroamigo, alcançou em julho de 2016 a marca de 1.002.860 clientes bancarizados, o que representa 93,1% dos clientes ativos. Somente neste ano, mais de 270 mil clientes que contrataram operações de crédito tiveram acesso à conta-corrente.

Segundo o superintendente de Microfinança e Agricultura Familiar, Stélio Gama Lyra Júnior, os clientes também possuem acesso ao cartão de débito, o que possibilita realizar compras na rede conveniada, bem como saques nos terminais de auto-atendimento do Banco do Nordeste e nos compartilhados com o Banco do Brasil, além da Rede 24h.

“Esse resultado demonstra o esforço do programa em ofertar produtos financeiros que atendam as necessidades dos clientes”, explana o superintendente.

Atualmente, o Agroamigo tem carteira ativa de quase 1,1 milhão de clientes com saldo de R$ 3,6 bilhões.

Agroamigo

O Agroamigo é considerado um dos principais instrumentos de desenvolvimento regional, tendo como objetivo reduzir o êxodo rural, gerar oportunidades de negócios na zona rural, fortalecer a agricultura familiar e, consequentemente, contribuir para a melhoria de vida das famílias campesinas. Cada operação realizada dispõe de um valor médio de R$ 3.530,00 por cliente e pode chegar a até R$ 15 mil, com taxas de juros a partir de 0,5% ao ano, de acordo com a faixa de enquadramento do agricultor familiar.

Criado em 2005, o Agroamigo tem como proposta melhorar o perfil social e econômico do agricultor familiar do Nordeste e do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, atendendo, de forma pioneira no Brasil, a milhares de agricultores familiares, enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com exceção dos grupos A e A/C.

O Agroamigo é revestido de metodologia própria destacando-se a orientação aos clientes, em visitas prévias que ocorrem antes da contratação das operações, e acompanhamento desses negócios, por meio de visitas de orientação.

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