16/07/2016 17h18

Sindilojas Arapiraca celebra 24 anos atuando em prol do empresariado

Reunindo associados e lideranças, entidade promoveu jantar e também comemorou o Dia do Comerciante

Comércio arapiraquense se fortalece ao longo dos últimos anos

 

Em comemoração aos 24 anos de fundação e em homenagem ao Dia do Comerciante, o Sindilojas Arapiraca promoveu ontem (15/07), com o apoio do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFEPD, um jantar na unidade do Sesc Arapiraca. O evento reuniu associados, empresários e lideranças do município e apresentou resultados das ações do Sindilojas Arapiraca e do Sistema.

O sindicato integra o Sistema Fecomércio a atua no município como parceiro das entidades que o compõem, além de realizar ações por mérito próprio, como o pleito para levar gás canalizado para Arapiraca, a organização de Missões Empresariais, a realização de palestras e campanhas sociais. O Sindilojas também firma parcerias com o poder público e entidades representativas, defendendo coletivamente os anseios do empresariado. Exemplo disso é a revitalização do Centro Novo de Arapiraca, movimento no qual atua junto à Prefeitura, o Sebrae, a CDL e Aliança Comercial, dentre outras instituições.

“Estamos orgulhosos em contribuir com o desenvolvimento de Arapiraca. Junto à sociedade e aos empresários, buscamos concretizar ações em prol do comércio arapiraquense e da economia alagoana. Também temos orgulho de integrar o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFEPD e fazer parte da transformação social que surge da formação profissional e de projetos que ofereçam qualidade de vida, bem como do fortalecimento que vem de nossa representatividade”, falou Wilton Malta, presidente do Sindilojas.

Sistema

Como parceiro da Fecomércio, o sindicato tem apoiado o debate com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) visando a regulamentação dos critérios para o funcionamento de feiras itinerantes, pois entende que as feiras geram concorrência desleal e não deixam divisas no estado, prejudicando o comércio. Construindo relacionamentos a fim de defender os interesses dos empresários, a Federação – entre outras ações - também está engajada no que diz respeito ao abastecimento de restaurantes, pousada e hotéis do Litoral Norte, que praticamente são providos por Pernambuco, fazendo com que empresários alagoanos percam mercado dentro do próprio estado.

O sindicato também teve participação na instalação da unidade do Sesc no município, em 2009. “Alagoas era a única regional que não possuía uma unidade fora da capital e o apoio do sindicato foi fundamental nesse processo. Temos em Arapiraca uma unidade completa e que faz a diferença na vida do comerciário. É um município importante economicamente e a parceria que temos com o Sindilojas nos permite manter esses serviços ao demonstrar ao empresário que o Sesc, ao propor uma melhor qualidade de vida ao colaborador, é uma política de benefícios para a empresa”, destacou Willys Albuquerque, diretor regional do Sesc.

Atuando há sete anos, o Sesc já realizou 350 mil atendimentos e 40 mil matrículas. Com o Programa Mesa Brasil, uma rede nacional de solidariedade contra o desperdício de alimentos, conta com doações de 395 feirantes e atende a 110 instituições, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional de cerca de 90 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social. Com o Sesc Ler, a instituição já alfabetizou 950 pessoas e assistiu a 1.050 crianças em educação complementar. Na saúde, a unidade realizou cerca de 19 mil atendimentos.

Assim como apoiou a chegada do Sesc, o sindicato contribuiu com a primeira unidade do Senac. Comprometido em ampliar as oportunidades de quem busca qualificação, o Senac já capacitou 30 mil pessoas entre arapiraquenses e naturais de outros municípios da região agreste. E para 2018, está prevista a construção de uma nova sede numa área de 7.223,46m² no bairro brasiliana - terreno doado pela prefeitura. A entidade promete levar à Arapiraca uma moderna unidade com 21 salas de aula; seis laboratórios especializados nas áreas de beleza, estética, gastronomia, moda e saúde; refeitório; e espaço de convivência aberto para os alunos e para a comunidade.

“Temos diversas atividades realizadas em parceria com o Sindilojas, que foi nossa porta de entrada. Por meio do sindicato, nossa equipe técnica está sempre sendo informada das necessidades de seus contribuintes e essa participação coletiva nos permite elaborar uma agenda de cursos de forma a atender a demanda real do município”, disse Telma Ribeiro, diretora regional do Senac.

TAGS:

Deixe o seu comentário