26/02/2016 12h19

Secretário da Fazenda apresenta a realidade financeira do Estado a empresários na Fiea

Presença do secretário George Santoro marcou a abertura de série de reuniões e debates com personalidades na Casa da Indústria

Presidente da Fiea José Carlos Lyra agradece a presença do secretário da Fazenda George Santoro na primeira reunião do ano realizada na FIEA
Na primeira reunião de diretoria do ano, na quinta-feira, 26, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), empresário José Carlos Lyra de Andrade, trouxe à entidade o secretário de Estado da Fazenda, George Santoro. Ele aceitou o convite de Lyra para falar ao setor produtivo sobre a realidade fiscal e as ações em andamento para a recuperação financeira de Alagoas.
Na ocasião, Lyra destacou o secretário da Fazenda como um grande parceiro da indústria. “Sua atuação mostra que é um gestor hábil aberto ao diálogo, como ficou demonstrado na atualização do Prodesin, conseguindo atender ao empresariado sem prejudicar os interesses do Estado”, afirmou.
O trabalho que o governo está realizando, disse o secretário da Fazenda, já permitiu a quitação de 80% dos chamados restos a pagar – dívidas que ficaram da gestão anterior. Ele garantiu que, até abril, essa pendência estará totalmente sanada.
Na reunião da Fiea, George Santoro afirmou que o governador Renan Filho (PMDB) está fazendo gestões junto ao governo federal para reaver cerca de R 1 bilhão, valor referente a uma segunda parcela pela venda da Companhia Energética de Alagoas (Ceal), cujo controle acionário foi repassado à União, por meio da Eletrobras, em 1997.
Se as gestões junto aos ministérios da Fazenda e das Minas e Energias forem exitosas, o Estado usará esses recursos para amortizar a dívida do Estado, estimada hoje em R$ 9,3 bilhões. “É uma batalha difícil, mas estamos brigando. Reduzir o pagamento dos serviços da dívida nos dará uma folga para que o Estado volte a investir, a crescer”, disse o secretário.
Depois de apresentar alguns dados sobre a situação fiscal, George Santoro mostrou aos empresários reunidos na Fiea que o setor produtivo pode ter o governo como parceiro. Neste sentido citou os incentivos fiscais já concedidos, como aos atacadistas e produtores de leite e derivados, e outros que estão em estudos, e que poderão beneficiar os segmentos de cerâmica e vestuário.
“O governador Renan Filho adotou um conjunto de medidas que estão diminuindo os problemas financeiros do Estado”, declarou. Porém, George Santoro alertou para a crise do Estado e do País, afirmando que as dificuldades registradas em 2015, podem ser ainda maiores este ano.
Os secretários do Gabinete Civil, Fábio Farias, de Ciência, Tecnologia e Inovação, Pablo Novaes, e do Trabalho, Rafael Brito, também participaram da reunião na Fiea.
TAGS:

Deixe o seu comentário