16/02/2016 11h51

Barco-escola do IMA retorna com a comunidade o projeto Navegando com o Meio Ambiente

Barco-escola atende a comunidade estudantil oferecendo aulas de educação ambiental aos alunos

Barco-Escola atende alunos da rede pública de ensino

 

Conhecido por oferecer aulas de educação ambiental a céu aberto, proporcionando a alunos das redes pública e privada de Alagoas o contato direto com a natureza, o barco-escola do Instituto do Meio Ambiente (IMA) reinicia suas atividades na manhã desta terça-feira (16), como parte do projeto Navegando com o Meio Ambiente.

As atividades da terça-feira serão direcionadas aos alunos da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, com embarque previsto para 9h30. A aula dura 90 minutos e, durante todo o percurso, os participantes recebem informações sobre a Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita, Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM), a fauna, a flora e os aspectos sociais do entorno.

Além do passeio educativo desta terça, quatro aulas já estão agendadas para o mês de fevereiro. Entre as instituições que irão participar estão as Universidades Federal de Alagoas (Ufal), a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e a escola Milagre da Vida.

A bordo do catamarã, a equipe multidisciplinar do Instituto, formada por biólogos, geógrafos, assistente social e pilotos técnicos, apresenta a estudantes, associações comunitárias e outros segmentos da sociedade aspectos da biodiversidade e os principais problemas existentes no CELMM.

As aulas começam na base descentralizada do IMA, na Ilha de Santa Rita, em Marechal Deodoro, e prosseguem com o embarque no catamarã. As atividades acontecem toda semana e podem ser agendadas com a técnica Juliana Costa, no número 99623-4585.

 

2015 - Em 2015, o projeto recebeu mais de duas mil pessoas, de vinte municípios alagoanos. Criado no ano de 2009, o barco-escola já atraiu cerca de 10 mil pessoas, entre 10 e 80 anos. No entanto, a maior parte do público atendido é composta por alunos do ensino médio de escolas da rede pública, estadual e municipais, com faixa etária que varia entre 13 a 19 anos.

TAGS:

Deixe o seu comentário