28/10/2015 9h02

Fecomércio mostra otimismo com a recuperação do emprego amparada na agroindústria e nos serviços

Início da moagem da safra da cana-de-açúcar ajuda na melhoria do quadro do emprego

Lojistas esperam aquecimento nas vendas

 

O Instituto Fecomércio/AL de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD) analisou os dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados ontem, dia 26, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Os números são relativos ao mês de setembro e expõem um quadro de recuperação do emprego formal em Alagoas, sendo o segundo mês consecutivo a apresentar saldo positivo. Em setembro, 19.658 trabalhadores foram admitidos de maneira formal, enquanto 8.451 foram desligados dos postos de trabalho. Desse universo, o Comércio responde por 2007 admissões e 2034 demissões, apresentando um saldo negativo de -27. Já o setor de Serviços apresentou um saldo positivo de 913 postos (4072 admissões contra 3159 desligamentos).

No contexto geral, além do segmento de Serviços, o setor da Indústria de Transformação contribuiu para o resultado positivo foram a Indústria de Transformação, destacando-se com um saldo positivo de 10.735. Por outro lado, os setores que – assim como o Comércio – apresentaram saldo negativo entre admissões e desligamentos foram: Construção Civil (-396); Agropecuária (-48); e Extrativa Mineral (-15).

Para o assessor econômico da Fecomércio, Felippe Rocha, considerando-se os dados apresentados, pode-se explicar que o bom desempenho observado no mercado de trabalho formal em Alagoas está relacionado a alguns aspectos, como a contratação sazonal na agroindústria e o desempenho do setor de serviços. “A atividade canavieira intensifica as contratações no período de safra, elevando as admissões no período de agosto em diante, o que explica o bom momento apontado em setembro, embora para esse mês o setor de agropecuária não tenha mantido saldo positivo. E o setor de serviços, principalmente o subsetor de comércio e administração de móveis, valores mobiliários e outros, tem demonstrado um bom desempenho, representando a contratação de 845 dos 913 admitidos no período de setembro”, avaliou Rocha.

TAGS:

Deixe o seu comentário