21/10/2015 10h51

Estado ganha primeiro frigorífico industrial de carne certificada com padrões de qualidade

Com expertise de empresa do Mato Grosso, FrigoVale Alagoas implanta em Arapiraca mais moderno frigorífico do Estado

Moderna câmara frigorífica

A partir do dia 26 de outubro, Alagoas dá um passo decisivo para o avanço da cadeia produtiva da carne, com a inauguração, em Arapiraca, do mais moderno frigorífico industrial do Estado – o primeiro a seguir padrões de qualidade exigidos para a certificação da carne.

Fruto da associação de empresários locais com o frigorífico FrigoVale, empresa do Mato Grosso (Estado detentor de um dos maiores rebanhos do país, com mais de 28,5 milhões de cabeças de gado), a FrigoVale Alagoas nasce no Estado graças à decisão da Prefeitura de Arapiraca de realizar uma parceria público-privada, por meio do instrumento de concessão, para a instalação de um frigorífico com os mais altos padrões de qualidade para prestar um serviço público que impulsionará a economia de toda a região.

Instalada em uma área de mais de 100 mil metros quadrados na região de Olho D’Água dos Cazuzinhas, perto do Distrito Industrial de Arapiraca, a FrigoVale Alagoas terá capacidade para abater mais de 10 mil cabeças de gado por mês, gerando cerca de 200 empregos diretos. Em sua planta industrial estarão os mais modernos equipamentos e métodos de abate e resfriamento – incluindo pistolas pneumáticas que minimizam os sofrimentos dos animais no momento do abate, o que resulta também em uma carne mais macia e de melhor qualidade.

“Nossa empresa tem como missão prestar não apenas um serviço de alta qualidade para o produtor, como contribuir para que toda a cadeia da carne do Estado siga os padrões de qualidade dos grandes frigoríficos do país”, diz Jaelson Gomes, diretor-executivo da FrigoVale Alagoas. De acordo com o executivo, que acumula experiência no setor público e privado (foi secretário Municipal de Saúde de Maceió e diretor-executivo de indústria de laticínios do Estado), o frigorífico já entra operação, ainda em fase de testes, a partir do mês de novembro. “Durante esse período, nosso principal objetivo é estreitar os laços com os produtores para atendermos melhor todos os segmentos do mercado”.

Apesar de o Brasil ser o maior exportador de carne do mundo – e deve nos próximos anos ultrapassar os Estados Unidos como o maior produtor -, apenas 13 Estados foram recentemente liberados pelo Serviço Veterinário dos EUA do embargo sofrido pela carne in natura: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Tocantins e, no Nordeste, apenas Bahia e Sergipe.

“O recente avanço de Estados como a Bahia, onde o poder público e a iniciativa privada trabalharam juntos para elevar os padrões do abate e de refrigeração da carne, aponta um caminho irreversível que Alagoas também terá que seguir”, diz Jaelson Gomes. “E temos certeza de que a FrigoVale Alagoas, em conjunto com toda a cadeia produtiva, poderá ajudar a contribuir para alavancar a imagem de qualidade da carne produzida em um Estado com criadores que são referência nacional”.

TAGS:

Deixe o seu comentário