01/09/2015 11h50

Festival da Lagosta em Maragogi terá sua 6ª edição em setembro

Restaurantes e chefs de cozinha irão preparar saborosos pratos durante os próximos 25 dias

Deliciosos pratos de lagosta são servidos aos participantes do festival

De 02 a 27 de setembro, o 6º Festival da Lagosta em Maragogi – região norte de Alagoas e um dos mais belos trechos do litoral brasileiro – promete aguçar o paladar de turistas e alagoanos que visitarem a cidade. Durante esses 25 dias, restaurantes e chefs de cozinha irão preparar saborosos pratos com a iguaria, entre eles: lagosta peromares, sunomake de lagosta, tortinha expressa de lagosta com creme de abóbora e muito mais.

O Festival contará com dois ambientes. Na Arena Gastronômica, que será instalada na Praça de Eventos João Nanu, localizada na orla marítima, ocorrerá a degustação de pratos feitos pelos chefs participantes do evento e apresentações musicais, entre os dias 02 e 07 de setembro. Já no Tour Gastronômico, 12 restaurantes oferecerão descontos entre 30% e 50%.

Cristina Moreira, analista da Unidade de Comércio e Serviços (UCS) do Sebrae em Alagoas explicou que o Festival da Lagosta de Maragogi surgiu como uma estratégia comercial para aumentar o fluxo turístico da região em período de baixa temporada. Todos os anos, milhares de pessoas visitam a cidade, lotando hotéis e pousadas, por causa do evento.

“Este é o único evento gastronômico da região e já está consolidado no calendário, cumprindo com o seu objetivo que é a atração de turistas na baixa temporada, além de divulgar a gastronomia alagoana em nível nacional. Parceiro da iniciativa, o Sebrae busca orientar os restaurantes participantes através da realização de oficinas, como a realizada no último dia 18 de agosto, sobre os cuidados com o manuseio dos alimentos”, afirmou Cristina Moreira.

A ideia de realizar o Festival surgiu em 2010, a partir da iniciativa da Associação de Hotéis e Pousadas de Maragogi e Japaratinga (AHMAJA). A Associação percebeu a grande dificuldade dos empreendimentos locais em se manterem ativos no período de baixa temporada, por isso, procurou parceiros para apoiar e incentivar o projeto que provou ser um grande incremento ao turismo local.

Em todas as edições um chef renomado é convidado para ser uma o padrinho do Festival. Na edição deste ano, o convidado é Wanderson Medeiros, recentemente premiado como melhor chef do Brasil pela revista Quem.

A 6ª edição do Festival é uma realização da Prefeitura Municipal de Maragogi e do Costa dos Corais Convention e Visitors Bureau, com o patrocínio do Sebrae, Banco do Nordeste (BNB) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), além do apoio do Salinas de Maragogi Resort.

Tour Gastronômico

Os pratos principais ficarão por conta dos restaurantes: Restaurante e Estalagem Kaimoana, com a Lagosta Cachaceira de Janaína Teixeira; Pousada Encontro das Águas, com o prato Lagosta do Encontro, de Jalência Morais; Hotel Areias Belas, com o prato Lagosta Areias Belas, por Dani Brito; Restaurante e Receptivo Pontal do Maragogi, com a Lagosta à Especiaria, do chef Duda; Restaurante e Pousada Alto do Cruzeiro, com o prato Lagosta Terra e Mar, da chef Silvaneide; Restaurante Sabor de Maragogi, com a Lagosta Peromares, de Alexandre Santos; Hotel Praia Dourada, com a Lagosta Praieira, de Marcelo Souza; Pastel Expresso, com a Tortinha expressa de lagosta com creme de abóbora, do chef Mesulan Pereira; Salinas do Maragogi All Inclusive Resort, com o prato, exclusivo para os hóspedes, Lagostim Salina, de Amaro da Silva; Restaurante Burgalhau, com a Lagosta à Bele Meuniere, de Ivaldo Luna; Temakeria Costa dos Corais, com o Sunomake de Lagosta, do chef Joabe Oliveira; E em Japaratinga, a Companhia da Lagosta, com a Lagosta Grupo Vila, da chef Lucivânia da Silva.

Um livro com as 12 receitas dos pratos que estarão no Festival foi disponibilizado no site oficial do evento, no endereço eletrônico http://www.festivaldalagosta.com.br/.

Haverá, ainda, a venda de petiscos de lagosta todos os dias da Arena Gastronômica, com o Pastel Expresso, Restaurante Kaimoana, Temakeria Costa dos Corais, Restaurante Burgalhau, Lanchonete Sabor Nordestino e Caldinho da Nize.

Programação Cultural

Para animar o Festival da Lagosta de Maragogi, das 18 até 22h, sobem ao palco da Arena Gastronômica, no dia 02, Vavá Gouveia e Banda Môfio.  No dia 03, apresentações culturais PETI e Pastoril do Educandário, Show de dança com o grupo Lambashow e Igor e banda. No dia 04, tem apresentação da fanfarra de Porto de Pedras, Show de humor com Marlon Rossi – “Um show como você nunca riu” – e  finalizando a noite, a cantora Willian Miranda.

No dia 05, haverá shows de dança e humor com Nega Maluca e do cantor Domingos Acioly. No dia 06, tem apresentação do Grupo de dança Salinas do Maragogi “Cordel do Mar Encantado” e os shows ‘Musical América’ e da  cantora Nice Albano. No dia 07, tem apresentação do grupo de dança Salinas do Maragogi “Sonho de animar criança”, o show com o Trio Irakitan e o repertório da musica popular brasileira a cantora Wilma Araújo encerrando a programação da Arena Gastronômica do Festival da Lagosta.

TAGS:

Deixe o seu comentário