30/09/2015 11h50

Deputado demonstra preocupação sobre decisão judicial que prioriza contrato da Casal em Maceió

Inácio Loiola disse que os outros 76 municípios atendidos pela companhia não podem ser penalizados

Deputado estadual Inácio Loiola alerta que essa decisão vai afetar os demais municípios
O deputado estadual Inácio Loiola (PSB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa Estadual (ALE), na sessão desta terça-feira (29), para demonstrar preocupação a respeito de uma decisão judicial, em caráter liminar, que determina que todo o faturamento da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) em Maceió seja investido apenas na própria capital.
Segundo ele, o contrato de concessão que rege o serviço prestado pela Casal ao município de Maceió é de 2004 e o documento não determina que o faturamento da empresa na capital deva ser aplicado exclusivamente no município. A decisão da justiça foi motivada por uma ação da Prefeitura de Maceió sobre o assunto.
“O subsídio cruzado é praxe em todos os quadrantes deste planeta. Não é justo que todos os outros 76 municípios atendidos pela companhia sejam penalizados. Senhores deputados, a Casal opera o saneamento de 77 dos 102 municípios de Alagoas, beneficiando cerca de 2 milhões de pessoas”, salientou o parlamentar.
Ainda segundo números apresentados por ele durante a sessão, a Casal e o governo do Estado vão investir R$ 150 milhões na capital para ampliar o sistema de esgotamento sanitário, beneficiando os bairros do Farol e adjacências, e outros R$ 200 milhões para levar esgotamento sanitário ao Tabuleiros dos Martins e bairros circunvizinhos.
Em aparte, o deputado Ronaldo Medeiros (PT) destacou as obras para ampliar o abastecimento de água no interior, por meio da nova adutora do Sertão. “Sabemos que a Casal tem trabalhado diuturnamente para melhorar seus serviços, mesmo que ainda não estejam como a população merece. A Casal presta serviço de alta relevância, de distribuição de dignidade”, concluiu Medeiros.
Também em aparte, o deputado Tarcísio Freire (PSD) destacou que a Casal é para todos os municípios. O deputado Rodrigo Cunha (PSDB), por sua vez, disse que alguns serviços prestados pela companhia em Maceió são deficientes, principalmente na parte de esgotamento sanitário.
Ao finalizar sua fala, o deputado Inácio Loiola destacou que sua maior preocupação a respeito da decisão judicial é que isso inviabilize investimentos nos outros 76 municípios. Ele também elogiou a atual gestão da companhia, que está conseguindo adequar a receita às despesas.

Deixe o seu comentário