A pesquisa desenvolvida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em parceria com Instituto Fecomércio/AL de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD), para avaliar a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Maceió revelou, em agosto, o pior resultado deste ano: 107,8 pontos contra 111,8 registrados em julho. Isto representa uma queda de 3,5% na intenção de compra. O indicador vem tem registrado uma sequência de quedas desde março passado.
Em comparação com agosto de 2014, o recuo foi de 17%. A tendência para 12 meses é de continuidade do arrefecimento da intenção de compra do consumidor, resultando numa diminuição do ritmo de crescimento do comércio alagoano, principalmente para as pequenas e médias empresas do setor varejista.
Índice de Intenção de Compras das Famílias (ICF) – Maceió (pontos)
Para o Instituto Fecomércio AL, o desempenho do ICF reflete os ajustes macroeconômicos, uma vez que estes reduzem as expectativas sobre a dinâmica econômica, influenciando a decisões dos consumidores. Outros fatores como a desaceleração do mercado de trabalho, o nível de renda do consumidor, os elevados juros nos parcelamentos e comprometimento da renda com pagamento de dívidas contraídas impactaram no comportamento do consumidor e nas variáveis que definem o ICF.
O resultado final do ICF é obtido considerando o resultado de sete sub-indicadores. Em agosto, a variação mensal foi positiva apenas em relação à situação do emprego, com 136,6 pontos, ou seja, 2,4% a mais que o registrado em julho, 133,4. Tiveram desempenho negativo os indicadores de perspectiva profissional. Renda atual, acesso ao crédito, nível de consumo atual, perspectiva de consumo e compra de bens duráveis.
Sub-Indicadores do ICF
Composição do Índice |
Julho/2015 |
Agosto/15 |
Variação Mensal (%) |
Situação do Emprego |
133,4 |
136,6 |
2,4 |
Perspectiva Profissional |
128,6 |
125,7 |
-2,3 |
Renda Atual |
115,9 |
110,7 |
-4,5 |
Acesso ao Crédito |
108,9 |
104,3 |
-4,2 |
Nível de Consumo Atual |
88,4 |
85,1 |
-3,7 |
Perspectiva de Consumo |
122,1 |
114,3 |
-6,4 |
Compra de Duráveis |
85,3 |
78,2 |
-8,3 |