09/09/2015 11h57

Confiança do empresário registra pior desempenho dos últimos meses

Empresários de comércio e serviços de Maceió continuam desapontados com economia

Intenção de consumo dos maceioenses continua fraca

 

O Índice de Confiança Empresário do Comércio (ICEC) registrou 79,3 pontos, em agosto; o pior desempenho dos últimos 13 meses na capital alagoana. O dado é da pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em parceria com o Instituto Fecomércio/AL de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD).

O indicador já havia registrado queda em julho, quando alcançou 83,9 pontos e o índice de 79,3 pontos de agosto equivale a uma queda de 5,5%. Em relação ao mesmo mês do ano passado (período em que teve um desempenho de 111,7 pontos), a confiança do empresário registrou queda de 29%. Os indicadores recentes demonstram que os empresários dos ramos de comércio e serviços de Maceió continuam desapontados com a dinâmica econômica do país e com o comportamento do consumidor.

O resultado da pesquisa, segundo o Instituto Fecomércio, indica que o cenário não apresenta mudanças significativas em comparação com os últimos meses. Prova disso é o desempenho negativo dos subindicadores que compõem o ICEC, confirmando que os empresários não acreditam em mudanças no curto prazo que possibilitem a reversão do quadro de desaceleração econômica.

Neste contexto, o mais preocupante é a perspectiva negativa acerca dos investimentos empresariais pois, conforme a pesquisa, o índice de investimento empresarial recuou 7,6% em agosto, em comparação ao mês anterior.

Com os investimentos em baixa, os setores de comércio e serviços diminuem as possibilidades de geração de empregos e renda, consequentemente, colaboram para a queda no ritmo de crescimento econômico do Estado.

Deixe o seu comentário