28/09/2015 15h28

Braskem realiza plantio de árvores no Cinturão Verde

Espécies são provenientes da Mata Atlântica e fazem parte do projeto de Captura do Carbono

Cinturão Verde da Braskem é exemplo de integração indústria-meio ambiente

Tornar os eventos realizados pela empresa, eventos neutros na emissão de carbono, sempre foi uma das preocupações da Braskem. E foi com este objetivo, o  de compensar a emissão de gás carbônico (CO2) decorrente da realização da solenidade de entrega do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental, realizado no mês de junho deste ano, que a Braskem promoveu, nessa quarta-feira (23), um plantio simbólico de 50 mudas de árvores na Estação Ambiental Cinturão Verde – reserva da biosfera da Mata Atlântica.No plantio estavam presentes integrantes da empresa, parceiros, convidados e estudantes de escolas públicas situadas nos bairros do Trapiche e do Pontal da Barra.

A ação, que também faz parte das comemorações do Dia da Árvore, comemorado no dia 21 deste mês, visa conscientizar a população para o tema da sustentabilidade. Para realizar nesta iniciativa, a neutralização da emissão de gases na cerimônia do prêmio, foi calculado o montante de gás carbônico emitido pelos meios de transporte dos convidados, utilizado durante o percurso de suas casas até o local do evento da noite de premiação.

A coleta de dados foi captada pelo Instituto para Preservação da Mata Atlântica (IPMA), que calculou a quantidade emitida de gases do efeito estufa, representado em dióxido de carbono equivalente. O número foi revertido em quantidade de mudas de árvores necessárias para neutralizar o gás emitido.

“No total foi recomendado o plantio de mil mudas de árvores das espécies Ipê, Craibeira e Aroeira, que serão plantadas no próximo inverno de 2016, período mais adequado para garantir a sobrevivência da planta devido a drenagem do solo, pelas chuvas”, afirma Alexandra Pinto, do IPMA.

A ação de plantio das 50 mudas proporcionou aos estudantes uma aula de campo, voltada à educação ambiental, a fim de despertar o interesse deles na conservação e preservação do meio ambiente. A  Estação Ambiental do Cinturão Verde foi o local escolhido para receber essas primeiras árvores da etapa do projeto, devido o espaço permitir um controle do desenvolvimento das árvores e cuidados como irrigação e preparo do solo.

 

Sobre a Braskem

Controlada pela Organização Odebrecht, a Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual de 16 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos petroquímicos básicos. Com faturamento de R$ 53 bilhões, é a maior produtora mundial de biopolímeros – polietileno derivado do etanol de cana-de-açúcar (Plástico Verde), com capacidade de 200 mil toneladas anuais. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com cerca de 8 mil integrantes e opera 36 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA e Alemanha. Lidera ainda a construção de um complexo industrial petroquímico no México, em parceria com a mexicana Idesa, cujo investimento é avaliado em R$ 15 bilhões.

TAGS:

Deixe o seu comentário