27/08/2015 9h56

Endividamento do consumidor volta a subir no mês de agosto

A taxa de inadimplência também se elevou. É o segundo pior resultado para 2015

Comércio varejista registra recuo nas vendas com endividamento do consumidor

 

O Índice de Endividamento do Consumidor (IEC) da capital alagoana voltou a subir, entre os meses de julho e agosto, passando de 61,9% dos entrevistados para 63,9%, uma variação de 3,2%. Os dados são da pesquisa do Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD), em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços Turismo (CNC).

Em relação ao mesmo mês de 2014, o índice continua em queda e, desta vez, foi de 9%. Na média de 2015, o IEC também subiu e chegou a 63%, contra 67,3% verificada em 2014.

O percentual de consumidores com dívidas atrasadas também voltou a subir, alcançando 20% daqueles que contraíram alguma dívida em agosto. Em julho, esse indicador foi de 19,7, portanto, a elevação foi de 1,5%. Comparando com julho de 2014, o indicador continua caindo. A média para o ano atingiu 20,7%, um pouco menor que 21,7% registrada em 2014.

A taxa de inadimplência voltou a subir. Em julho foi de 10,7% se elevando em agosto para 12,7%. Essa diferença representa um crescimento de 18,7%. É o segundo pior resultado para 2015. Entretanto, esse número foi bem maior que o registrado em agosto do ano passado, quando o índice alcançou 8,7%. A média da taxa de inadimplência em 2015 ainda continua alta em comparação com o ano passado, 11,9% contra 7,7%.

Segundo análise do Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD), os números de agosto surpreendem porque vinham melhorando mês a mês, como reflexo da conjuntura macroeconômica que induz os consumidores a tomar decisões mais cautelosas no momento de fazer suas compras e contraírem novas dívidas. É Importante observar os próximos resultados para o mês de setembro a fim de construir um cenário mais adequado e avaliar o comportamento do consumidor com a proximidade do último trimestre do ano, considerado o melhor período para o setor de comércio e serviços. É muito provável que os números do mês de agosto estejam fora da curva de tendência observada na avaliação dos resultados dos meses anteriores.

O cartão de crédito continua liderando o ranking das modalidades de dívida (89,1%). Em seguida estão os carnês de lojas (7,4%), crédito pessoal (3,1%), financiamento de carro (2,6%), cheque especial (2,4%) e financiamento de casa (2,3%).

Deixe o seu comentário