21/08/2015 13h22

Braskem e Prefeitura de Maceió entregam complexo multiuso à comunidade do Trapiche

Área foi construída com tecnologia Concreto PVC e será entregue oficialmente nesta segunda

Complexo multiuso mostra os benefícios da tecnologia de PVC

Os moradores do Trapiche recebem, nesta segunda-feira (24), o Complexo Lourenço Vasconcelos, uma área multiuso construída pela Braskem para oferta de serviços à população do bairro pela Prefeitura de Maceió. O espaço vai contar com atendimentos de saúde, lazer e esporte, e também receberá a sede de duas associações de moradores do bairro. A entrega oficial acontece a partir das 9h.

Batizado em homenagem a um antigo morador do bairro, fundador e presidente da Associação dos Moradores do Alto da Saudade, o Complexo Lourenço Vasconcelos foi construído inteiramente com a tecnologia Concreto PVC. O espaço vai contar com uma quadra poliesportiva, galpão coberto para aproximadamente 400 pessoas, salas administrativas para as duas associações de moradores, base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e um local para o Posto de Saúde da Família -PSF, situado no Trapiche.

O Complexo também servirá como ponto de apoio e convergência da comunidade em treinamentos e emergências conduzidas pelo grupo de Alerta e Preparação da Comunidade para Emergências Locais (APELL). Outros beneficiados serão os alunos de escolas da região, já que a quadra poliesportiva será utilizada para atividades da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

“Além de servir à comunidade no atendimento de saúde e como espaço de lazer e entretenimento, ele amplia a preocupação com segurança como um todo, fortalecendo as ações do APELL e refletindo na movimentação da área, na segurança patrimonial e dos moradores, já que vai contar com serviços 24 horas”, pontuou Milton Pradines, gerente de Marketing e Relações Institucionais da Braskem.

A Prefeitura de Maceió apontou a importância da parceria com a Braskem, apontando a grande relevância doação do Complexo para a população, sobretudo para os moradores da região do Trapiche e Pontal.

“Inicialmente, vamos transferir o atendimento de uma unidade de saúde que está funcionando de forma precária, em um prédio alugado, para um ambiente qualificado, bem estruturado. O complexo viabiliza a oferta da atenção básica e da saúde preventiva, com a prática de atividades esportivas. Toda a população de Maceió ganha com essa parceria”, afirmou o prefeito Rui Palmeira.

O esforço para implantação do espaço no Trapiche contou ainda com o trabalho e empenho do Ministério Público Estadual (MPE), na pessoa do promotor Alberto Fonseca, que sempre estimulou a concretização da parceria para o Complexo, de forma que as atividades e serviços pudessem melhorar a qualidade de vida das pessoas daquela região.

Outro destaque fica por conta do material utilizado: o Sistema Construtivo Concreto PVC. Desenvolvido no Canadá, utiliza peças pré-fabricadas e pré-encaixadas, que podem reduzir em até 80% as perdas, além de economizar até 75% o consumo de água e de energia na obra. Proporciona uma construção rápida e limpa, pois evita desperdícios e reduz o impacto ambiental, uma vez que o PVC é um produto reciclável.

“O Complexo Lourenço Vasconcelos inova nas ações de parceria entre o setor público e a iniciativa privada ao trazer a tecnologia Concreto PVC. Assim, a comunidade tem acesso a algo que é moderno, duradouro e de fácil limpeza e manutenção. Estamos oferecendo à população o que há de mais moderno na tecnologia construtiva”, disse Milton Pradines.

O homenageado

Lourenço Vasconcelos morou mais de 50 anos no bairro do Trapiche, até falecer em 2007. Mais do que testemunhar o desenvolvimento do bairro, ele foi um dos protagonistas dessas mudanças, motivo pelo qual a associação de moradores escolheu homenageá-lo, dando seu nome ao Complexo.

Fundou e presidiu a Associação dos Moradores do Alto da Saudade e conseguiu várias melhorias para o bairro, tais como o atual posto de saúde do Trapiche, a troca das encanações d’água no bairro e a mudança do calçamento das ruas próximas à associação. Também foi membro do Conselho Municipal de Saúde de Maceió e do Conselho Comunitário Consultivo da Braskem.

Entusiasta dos esportes, ele foi diretor do Departamento Amador da Federação Alagoana de Desportos e fundou o Riachuelo Futebol Clube, time que presidiu e chegou a ser campeão da 2ª divisão do Campeonato Alagoano de Futebol.

Deixe o seu comentário