24/07/2015 10h37

Novo centro de pesquisa do Ifal pode se instalar no Parque Tecnológico, em Jaraguá

Centro de pesquisa institucional é um espaço que contará com serviços que atendam às demandas de pesquisa, inovação e transferência tecnológica

Unidade contempla pesquisa institucional de computação gráfica, robótica e prototipagem

Cristina Sampaio/Agência Alagoas

Um novo centro de pesquisa institucional de computação gráfica, robótica e prototipagem pode ser instalado em Jaraguá, integrando o Polo de Tecnologia da Informação, Comunicação e Serviços e o Parque Tecnológico de Alagoas, que estão em fase de construção da sede. O projeto do centro, desenvolvido pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), amparado pelas leis de inovação tecnológica e de incentivo à pesquisa, foi apresentado ao secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Pablo Viana, pelo pró-reitor de pesquisa e inovação, Carlos Henrique de Almeida Alves, e equipe de pesquisadores do Instituto, durante reunião na sede da Secti, na quinta-feira (23).

Destinado à promoção do ensino, pesquisa e extensão, “o centro de pesquisa institucional é um espaço que contará com serviços que atendam às demandas de pesquisa, inovação e transferência tecnológica, além de consultorias técnicas prestadas pelos cursos ofertados pelo Ifal ao setor produtivo”, explicou o pró-reitor Carlos Henrique, que tomou a iniciativa de buscar a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação para formatar parceria que viabilize a instalação do centro de pesquisa no ambiente de inovação tecnológica que está se configurando na região do Jaraguá.

Na reunião,  o pró-reitor de ensino e pesquisa do  Ifal estava acompanhado dos pesquisadores do Instituto Federal de Alagoas, Cleber Nauber dos Santos, Breno Duarte e Victor Souza.  Ele informou que atualmente o centro está funcionando dentro de um espaço cedido pelo curso de eletrotécnica no campus do Instituto em Maceió, em 64m2, e necessita de 900m2 para implantar o projeto totalmente, razão pela qual o Ifal  busca apoio e parceria do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação, para se instalar no Polo de TI, em Jaraguá.

Importância do Centro de Pesquisa

Estabelecer modelos educacionais que integrem ensino, pesquisa e extensão, alcançando as escolas nas quais o uso das tecnologias e sua integração aos projetos educacionais não seja um princípio consolidado, explica Carlos Henrique, reforçando que a proposta engloba do ensino básico à pós-graduação. Segundo ele, “utilizar como princípios educacionais a aprendizagem significativa, por meio de estratégias de processos de ensino por projetos ou problemas, visando à difusão e gestão do conhecimento formativo e técnico-científico”,  são os objetivos estratégicos do novo centro de pesquisa do Ifal.

Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Pablo Viana, que também é professor e pesquisador, o projeto do Ifal está perfeitamente adequado aos objetivos do Parque Tecnológico de Alagoas e do Polo de TI. “Este centro de pesquisa será um importante equipamento em Jaraguá, que vai aproximar e unir ainda mais a academia e instituições de pesquisa ao setor produtivo, com prestação de serviços que contribuam com a melhoria da qualidade de vida da população. Nesse sentido, faremos o possível, enquanto Governo, para viabilizar o projeto em Jaraguá”, completou.

Deixe o seu comentário